Na manhã desta quinta-feira, 20, participou do programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões, o Secretário de Infraestrutura de Santo Antônio das Missões, Talison Guimarães Portela.
Talison explicou que as prioridades apresentadas para a Secretaria, que são corredores logísticos, estradas para escoar a safra e a produção de leite. Lembrou que na época da primeira reunião com o prefeito municipal foi alertado sobre a necessidade de manutenção, patrolamento e encascalhamento em praticamente todas as estradas do município.
Foram concluídas obras nas estradas de São Rafael, Taquareira, Santa Ana e Vila Santa Rosa. A equipe da Secretaria trabalha na estrada do Itaroquém, fazendo a construção de um sistema de drenagem para o escoamento das águas pluviais na rua, após será feito o encascalhamento. A estimativa é que a obra fique pronta em até 10 dias, dependendo da condição climática.
Alguns trabalhos vão ser realizados em parceria com uma empresa terceirizada, contratada para 100 horas de serviço, com essa parceria serão feitas obras nas estradas do Cerro do Ouro e Caçapava. “Nossa demanda é muito grande, temos várias obras em realização no município, e algumas em planejamento.”
Ele afirmou que atualmente existem três motoniveladoras trabalhando, dando assim mais agilidade no cronograma de trabalho. “Colocamos para funcionar uma patrola que estava a mais de 3 anos parada, isso demonstra, por parte da administração, o interesse em atender todas as localidades.”
O secretário destacou, entre as obras, a do tão esperado pórtico na estrada principal da cidade, questionado sobre a demora da obra, disse que a empresa está dentro do prazo estipulado em contrato, que é, de 90 dias, para a conclusão total. Talison deu destaque para ruas que estão sendo pavimentadas com pedras irregulares nos bairros do município.
Também foi questionado sobre a manutenção no cemitério municipal, falou que já foram realizados trabalhos de roçadas. A manutenção no local é feita mensamente, mas a secretaria avalia fazer a cada 15 dias. “É de extrema importância, manutenção no cemitério, inclusive já fomos cobrados por vereadores do município.”
Talison respondeu os questionamentos dos ouvintes do programa, perguntado sobre a responsabilidade do material excedente do calçamento, disse que, o mesmo é da empresa contratada para a execução da obra, segundo ele, a admiração não tem nenhum ônus com isso.
A Secretaria está novamente sem eletricista, prejudicando o andamento dos trabalhos nesse setor, Talison acredita que esse problema seja resolvido logo, e consiga dar andamento nas demandas.