Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Bossoroca, João Alberto Nascimento (Beto), concedeu uma entrevista ao programa da Rádio Fronteira Missões para responder a uma série de demandas enviadas pela comunidade do Assentamento Primavera à nossa reportagem. Entre os temas centrais da conversa com o jornalista Manoel, o chefe do Executivo abordou a situação das estradas rurais, o andamento das obras do ginásio de esportes local e a destinação do prédio da antiga escola da comunidade.
Situação das estradas e o incidente com o transporte escolar
Questionado sobre as dificuldades enfrentadas pelo transporte escolar em dias de chuva — onde um ônibus acabou deslizando na pista — o prefeito Beto explicou que o problema pontual não foi causado por atoleiros, mas sim por uma questão de aderência em uma subida. Segundo ele, o veículo parou para o desembarque de dois alunos e, ao arrancar na coxilha lisa devido à água, patinou e foi em direção à sarjeta, sendo retirado com o auxílio de um trator da própria comunidade.
O prefeito destacou que esteve no local na última semana acompanhado de secretários municipais e do chefe do departamento de estradas. Beto explicou o fator técnico que prejudica o escoamento da água na região:
"Os produtores têm bastante plantio de grama tifton, e essa grama acaba indo para a sarjeta. Com isso, não dá o escoamento correto da água da chuva, o que corta a estrada e dificulta o trânsito nesses dias." — Prefeito Beto
Sobre a falta de cascalho apontada pelos moradores, o prefeito esclareceu que o trecho já recebeu o material através de um convênio anterior, mas por se tratar de uma área de terra vermelha e de grande movimento de veículos pesados e ônibus, o desgaste natural exige manutenção constante. A prefeitura já está em tratativas com o INCRA para obter recursos e autorização para realizar o encascalhamento total tanto no Primavera quanto na comunidade do Fecha.
Atualmente, o município gerencia uma logística complexa de transporte escolar: são 16 linhas que rodam cerca de 3.120 km por dia, de segunda a sexta-feira.
Ginásio de esportes e o futuro da antiga escola
Outro ponto levantado pela reportagem foi a construção do fechamento da quadra de esportes (ginásio) no local onde a antiga escola foi desativada. Diante do questionamento de moradores sobre a utilidade da obra após a transferência dos alunos para uma instituição maior, a seis milhas de distância, João Alberto defendeu que o investimento trará grande benefício social.
Origem dos recursos: A obra, iniciada em junho e com previsão de entrega para novembro, é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcon, articulada diretamente com a associação de moradores, contando com a contrapartida financeira e responsabilidade técnica da prefeitura.
Utilidade pública: O espaço será um centro de convivência para jogos, torneios de bocha, reuniões e festas da comunidade.
Quanto ao prédio da escola desativada, que corre o risco de deterioração, o prefeito revelou que esteve reunido com o presidente da comunidade na terça-feira para projetar alternativas. Uma das principais ideias debatidas com as famílias e lideranças locais é transformar a antiga estrutura escolar em uma indústria de água, gerando emprego e renda para o assentamento.
Parceria regional: Ponte do Pessegueiro
A entrevista também atualizou os ouvintes sobre as pontes que ligam os municípios de Bossoroca e Santo Antônio das Missões. Através de um acordo firmado entre as administrações municipais, os custos e execuções foram divididos:
Ponte do Pessegueiro: Ficou sob a responsabilidade de Santo Antônio das Missões. O prefeito Beto confirmou que passou pelo desvio na tarde de ontem e constatou que a equipe de operários segue trabalhando normalmente na estrutura.
Ponte do Rincão do Barreiro: Sob a responsabilidade de Bossoroca. O projeto para substituir a atual estrutura de madeira por uma ponte de concreto já está pronto, aguardando a liberação dos recursos financeiros para abertura da licitação.
Ao final, o prefeito agradeceu o espaço de diálogo aberto pela Rádio Fronteira Missões e alertou a população para a forte onda de frio que atinge a região missioneira nesta semana, reforçando que a Defesa Civil municipal segue em alerta para os impactos do clima nas estradas rurais.