O filme "Sepé, o Guerreiro da Paz", elaborado pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul, foi reproduzido no último domingo,1º de dezembro, dentro do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
O filme é um longa metragem que conta a história de Sepé Tiaraju, um guerreiro indígena brasileiro, chefe indígena dos Sete Povos das Missões, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense", por lei, mas acima de tudo um Espírito que influenciou e influencia muito a vida de várias pessoas.
O principal objetivo do filme não é reconstituir uma biografia histórica, mas sim, mostrar a trajetória de vida deste Espírito com a abordagem espiritual e os seus ensinamentos. Buscando assim estimular outras pessoas a conhecerem sua história.
O filme segue uma linha poética com as dramatizações sem se descuidar da estética para ressaltar o contexto e ampliar o interesse do espectador. As dramatizações são de trechos do livro, os diálogos de ensinamentos trocados entre Sepé e o Padre jesuíta José.
Para que não fique restrito apenas a uma parcela de pessoas ligadas ao Espiritismo, o filme não aborda conceitos religiosos de forma explícita, mas tem, como essência, a abordagem de “valores” aceitos universalmente, possibilitando assim, sua veiculação em quaisquer meios.
O filme foi lançado oficialmente em novembro, durante uma sessão especial em Porto Alegre. A exibição em São Miguel das Missões foi uma das ações da Mostra Cultura em Movimento, promovida com recursos da Lei Aldir Blanc.