Na manhã desta terça-feira dia 07 de janeiro de 2025, entidades representativas do setor agropecuário que compõem o Grupo Técnico-GT estiagem se reuniram na sala de reuniões da Prefeitura Municipal para socializar situações vividas no meio rural em decorrência da falta de chuva que já afetam muitos agricultores e pecuaristas familiares.
Na oportunidade foram relatadas diversas situações que assolam agricultores e pecuaristas relativo a falta de chuva que afetou severamente a cultura do milho sequeiro, bem como já causam prejuízos a cultura da soja e atividades produtivas no setor leiteiro e pecuária de corte, nesta já é evidente a senescência de plantas forrageiras no campo nativo antes de sua produção de sementes, as áreas com afloramento superficial de rocha tende a propiciar mais rapidamente a evaporação da água do solo provocando a morte de plantas. Na agricultura familiar quanto a produção de culturas para subsistência da família tem sido afetada pois poucos agricultores estão preparados com sistemas de irrigação que é um aliado para suprir o déficit hídrico. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e meio Ambiente já trabalha no fornecimento de água potável a famílias necessitadas.
Nos próximos dias a defesa civil irá realizar abertura das informações no sistema para que possamos ir registrando as perdas bem como quantificá-las. Uma nova reunião será realizada assim que os integrantes do grupo acharem necessário que também parte da demanda dos agricultores e pecuaristas afetados.