Economia
Na Assembleia Legislativa, setor de eventos apresentaram proposta de protocolo para retomada das atividades.
11/05/2021 08:29
Foto: Divulgação

Representantes do setor de eventos apresentaram, na noite desta segunda-feira (10), uma proposta de protocolo para retomada das atividades. Profissionais de diferentes categorias, como eventos sociais, infantis, casas de festas, estiveram reunidos por videoconferência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), e deputados. O encontro foi proposto pelo deputado Ernani Polo (PP) e resultará em um documento com as reivindicações e sugestões de medidas sanitárias a ser encaminhado ao governo do Estado ainda nesta semana. 

O presidente Gabriel sugeriu ainda estender a discussão com a realização de uma audiência com as Comissões de Saúde e Economia da Casa. O propósito é apresentar o plano do setor, incluindo no debate representantes do Executivo e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). “Não há mais condições dos setores econômicos ficarem com suas atividades inviabilizadas com restrições absolutas. Em nenhum país do mundo há restrição sem subsídio do estado na proporção da restrição”, ressaltou o parlamentar.

O Parlamento gaúcho foi responsável por adicionar, em abril, a quantia de R$ 7 milhões ao auxílio emergencial do Governo do Estado. O valor é destinado exclusivamente para o setor de eventos. “Foi um ato simbólico, sabemos que é insuficiente, mas precisamos encontrar outras alternativas para apoiar o segmento”, disse Gabriel. 

Parados desde o início da pandemia, o grupo pede o retorno dos trabalhos mediante equiparação à liberação de restaurantes pela similaridade das atividades, considerando também a adoção dos devidos protocolos. Segundo o representante do grupo Live Marketing RS Rodrigo Machado, os eventos movimentam outros 70 setores, gerando emprego e renda para milhares de pessoas no estado. Estima-se que a área é responsável por uma cadeia de mais de 500 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Mais notícias - Economia