Especial
Especial de Dia das Mães: Maria Aparecida e Lorena, sinônimo de amor e dedicação
09/05/2021 11:28
Foto: Arquivo Pessoal

No segundo domingo de maio, ano após ano, mulheres de todo o mundo são homenageadas pela passagem do Dia das Mães. Mães, avós, sogras, irmãs, tias, madrinhas, amigas... Mulheres que cumprem na vida de cada um, um papel muito importante, o de dar amor, carinho, afeto e proteção, são iluminadas pelo dom da vida, fundamental para a humanidade.

E em homenagem a todas as mães, de sangue ou de coração, pelo seu dia, a Rádio Fronteira Missões realizou uma entrevista com uma mãe que é símbolo deste dia, pois sua rotina é tomada de cuidados e dedicação as suas filhas, uma rotina que tem muitos desafios, assim como a de várias mães, mas que Maria Aparecida realiza dia após dia com leveza e amor.

Maria Aparecida tem duas filha, a Brenda, de 15 anos e a Lorena, de 3, e foi procurada pela reportagem da rádio, para que constasse um pouco da sua rotina, principalmente com Lorena, que foi diagnosticada com paralisia cerebral com 1 aninho.

Aparecida, como é conhecida, contou que teve uma gestação saudável, com muitos cuidados, assim como foi a da filha Brenda, e que mesmo nos exames mais específicos que são pedidos durante a gravidez, os resultados eram normais, sem nenhuma alteração, bem como o parto, que ocorreu com tranquilidade.

Porém, enquanto Lorena crescia, a mãe, sempre atenta, percebeu que a filha não conseguia manter o pescoço firme, algo que já deveria estar ocorrendo no nível de desenvolvimento do bebê. Aparecida procurou informações, e visitou vários médicos, até receber o diagnóstico de que a pequena Lolo, possuía paralisia cerebral, uma má formação no lado direito do cérebro que compromete a parte muscular e física quando ocorre.

A partir dali, Aparecida mudou sua rotina para dedicar-se exclusivamente as filhas, pois a filha mais velha também precisava da atenção da mãe, e foi muito compreensiva quanto dividir a atenção da mãe com a irmã mais nova que precisava de cuidados especiais.

Para a reportagem, Aparecida contou que seu dia começa com os cuidados com a pequena, que são necessários desde o momento da saída da cama, já que Lorena utiliza peças ortopédicas para auxiliar no tratamento dos membros mais comprometidos com a paralisia. Relatou que desde o diagnóstico da filha, deixou o trabalho para dedicar-se completamente com a pequena, que frequenta a Escola Especial Sol Nascente, APAE, de Santo Antônio das Missões, realiza também, sessões semanais de fisioterapia, sempre, acompanhada pela mãe.

Quando perguntada sobre como foi receber a notícia de que sua filha possuía uma deficiência, Aparecida nos deixou uma lição, pois, segundo ela, foi um choque, já que tinha uma filha perfeitamente saudável, que muitas vezes se perguntou o porquê de ter ocorrido algo assim, mas que não demorou muito a compreender, que ela era forte, e que faria tudo que fosse preciso para dar para Lorena uma vida com qualidade. E assim é, cuida da pequena desde o momento que acorda, até a hora que fecha os olhos á noite. Pois entende, que enquanto mãe é seu dever, amar e cuidar dessa criança especial, que veio para lhe ensinar muito sobre a vida.

Realizamos a entrevista com a Aparecida na tarde de quinta-feira, enquanto Lorena descansava, mas tivemos a oportunidade de conhecer a pequena, curiosa e alegre, e vermos nos olhos da Aparecida o carinho e o amor pela filha, que mesmo pequena, enfrenta novos desafios todos os dias.

E trazendo a história da Maria Aparecida, gostaríamos de homenagear a todas as mães, pois sabemos que todas enfrentam desafios, e nem por um minuto, deixam de amar a seus filhos, como já dissemos no início, de sangue ou de coração.

A Maria Aparecida e a todas as mães, nosso muito obrigado e nossa admiração. Feliz dia das Mães.

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Especial