Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Brasil deve ter onda de frio que pode ser uma das mais intensas do século; no Sul, há probabilidade de neve
23/07/2021 16:46
Foto: Arquivo/PMPA

Uma massa de ar frio de grande intensidade vai invadir o Brasil na próxima semana e tem potencial para ser uma das mais intensas deste século no País, de acordo com a MetSul Meteorologia. A probabilidade de nevar nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, com base nos dados desta sexta-feira (23), é alta.

O ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça (27) e a quarta-feira (28), trazendo queda enorme da temperatura, que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana. As temperaturas podem ficar entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil, conforme a MetSul.

Para se ter ideia do que isso representa, somente ondas de muito frio intensas atingem valores tão baixos e que raramente são observados. As ondas de frio intensas de julho de 2000 e de julho de 2007, por exemplo, tiveram valores nestes patamares.

Sequência de dias extremamente frios

A massa de ar polar é de tamanha intensidade que serão muitos dias consecutivos com temperatura média diária (calculada pelas mínimas e máximas) excepcionalmente baixas. O período de quarta (28) até o sábado (31) deve ser o mais gelado, com máximas bastante baixas no período da tarde.

A presença de nuvens em alguns dias pode fazer com que algumas cidades de maior altitude tenham temperatura abaixo de zero o dia todo, com máximas em terreno negativo. As mínimas pode ser igualmente atipicamente baixas com registros incomuns de até 10ºC negativos ou até mais frio em áreas de maior altitude do Sul do Brasil.

Fonte: O Sul

Mais notícias - Geral