Geral
Lavouras de soja estão em fase final de implantação no RS
03/01/2020 10:33
Foto: (Foto: Ilustrativa/ Reprodução Internet)

O plantio da soja no Rio Grande do Sul já alcançou 99% da área prevista para a safra de 5,9 milhões de hectares. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 85% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração e 1% na fase de enchimento de grãos.

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a Gerência de Planejamento (GPL) começou a realizar o levantamento dos possíveis efeitos das condições climáticas dos últimos dias, com falta de chuvas e calor excessivo.

Na última semana, a implantação da cultura do milho chegou a 95% da área de mais de 777 mil hectares da intenção de plantio no Estado. Das lavouras implantadas, 29% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 16% em floração, 37% em enchimento de grãos, 17% maduro e por colher. Já há 1% colhido.

A cultura do arroz está implantada em 100% da área de mais de 944 mil hectares prevista para esta safra. O tempo favorável em todas as regiões permitiu o avanço nos plantios, além de favorecer o desenvolvimento da cultura. Das lavouras implantadas, 90% estão na fase de desenvolvimento vegetativo e 10% em floração.
 

Fonte: Ascom Emater/RS-Ascar

Mais notícias - Geral