Geral
Agentes de Endemias reforçam os cuidados para evitar problemas futuros em Santo Antônio das Missões
02/01/2020 15:24
Foto: (Foto: Jéssica Ourique)

Participaram do Programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 02, dois Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões, Fabiano Rezende e Alessandra Pereira. Na pauta as ações desenvolvidas no ano de 2019 e perspectivas para este ano.

Conforme os agentes, o ano de 2019 foi um ano de muitas ações intensificadas e de muita preocupação devido os grandes volumes de chuvas, pois o município estava passando por uma fase de infestação de mosquito e um número expressivo de possíveis criadouros.

Fabiano relatou que no ano de 2019, durante as visitas, era normal encontrar muitas vasilhas, caixas d`água e recipientes com água parada, pois juntavam água das chuvas para utilizar, o que muitas vezes não era feito, se tornando um criadouro de larvas. Fabiano disse que como a situação estava bastante preocupante, as visitas dos agentes foram intensificadas e, aos poucos, com orientações para as pessoas e as ações realizadas nos eventos na cidade, deu resultado positivo, pois as pessoas acabaram aderindo aos cuidados.

Alessandra falou da recepção das pessoas durante as visitas que também foi progredindo, pois aos poucos iam conversando com os proprietários de uma forma que entendessem da importância das visitas e dos cuidados básicos para se ter uma saúde pública de qualidade, sem riscos de casos, visto que a cidade passou por alerta vermelho. Alessandra ressalta que a maior preocupação nesse momento é as piscinas das crianças, pois nas últimas visitas antes de finalizar o ano já foram encontradas larvas.

Conforme os agentes, são realizadas no mínimo 25 visitas por dia, e elas acontecem dentro do ciclo que são a cada dois meses, e as perspectivas para esse ano é continuar com as visitas intensificadas e ações como feitas no ano anterior. Vale ressaltar que no ano de 2019 foram realizados encontros em todos os bairros para tirar dúvida e ouvir da população as demandas, para posterior serem atendidas.

Para finalizar, os agentes de endemias fizeram um agradecimento a todas as pessoas que os receberam em suas residências e pela ajuda de cada um que seguiu as orientações que posterior resultou em índices baixos nos últimos levantamentos, e deixaram um pedido para a comunidade que neste ano continuem com os cuidados para que Santo Antônio das Missões não seja alvo de casos de dengue.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral