Geral
Bombeiro orienta sobre cuidados para banhistas durante o período de verão
02/01/2020 14:27
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

O Tenente Vandré do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga falou ao Fronteira Missões sobre cuidados ao tomar banho em rios, lagos, piscinas e praias, com o intuito de orientar a comunidade a fim de se evitar afogamentos e tragédias.

Vandré citou exemplos de afogamentos em São Borja nos últimos dias e também os grandes investimentos em piscinas, o que gera os acidentes domésticos, e para que ocorra a prevenção, especialmente de crianças, pediu uma atenção quanto ao isolamento da piscina de no mínimo 90 cm, no caso de entrada de crianças nas piscinas utilizarem boias, bem como evitar deixar brinquedos na água, o que diminui a influência para o público infantil não entrar, assim como, é importante inibir brincadeiras como mergulho.

Sobre os balneários de recreação, as pessoas devem procurar locais de conhecimento que não tenham risco de submersão e utilizar de equipamentos flutuadores, e também, para quem pratica pescaria é obrigatório o uso de coletes salva-vidas. 

Questionado sobre como saber os locais adequados para banho em caso de rios e riachos, o Tenente disse que devem atentar-se ao volume de água, consultar os conhecedores da área para saber sobre as condições, ter conhecimento mínimo de natação e ter equipamentos de salva-vidas.

Caso alguém se depare com alguém se afogando, primeiramente certificar-se de que não correrá o risco de seu afogamento e, então, poderá tentar o salvamento da vítima, obviamente com os equipamentos flutuadores e de qualidade, bem como atendimento dos bombeiros militares e órgãos que possam ajudar.

Destacou que existe uma lei estadual que prevê guarda-vidas em balneários e então solicitou que as instituições de veraneio se atentem a essa lei e disponibilizem destes profissionais para prestar um bom atendimento e evitar tragédias.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral