Geral
Assistência Social irá realizar projeto de férias com crianças em Santo Antônio das Missões
27/12/2019 14:57
Foto: (Foto: Reprodução | Internet | Ilustrativa)

A secretária de Assistência Social de Santo Antônio das Missões, Priscila Nunes, em participação no programa Conversa Aberta da Rádio 89,1 FM falou sobre um projeto de férias que irão desenvolver ao longo dos meses de janeiro e fevereiro com crianças assistidas pela Assistência Social.

O objetivo é ofertar uma opção de lazer, mas também atividades que ocupem o tempo das crianças de seis a 12 anos durante as férias, para que os pais que trabalham tenham uma opção a mais para deixar seus filhos, porque se sabe que a grande maioria dos pais deixam os filhos com avós durante as férias ou com outra pessoa, devido a sua rotina de trabalho e sabe-se também que essas pessoas têm seus afazeres, e às vezes precisam se ausentar, então com o projeto as crianças poderão ficar com a equipe multidisciplinar da Assistência Social realizando atividades.

Priscila detalhou que as atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva Faustino Lago, durante os meses de janeiro e fevereiro. O horário que as crianças poderão ficar com a equipe é das 8h às 11h. Ela também comentou que a escolha da quadra é devida ser de fácil acesso, pois é no centro da cidade e, por ser fechada, então não terá como as crianças saírem do local, até porque irão manter a quadra fechada, terá uma equipe responsável pela entrada e liberação das crianças.

A secretária explicou que são oito oficineiros que desenvolverão as atividades e que já foi elaborado um cronograma para que a cada semana seja realizada uma ação, e entre elas estão as questões de coordenação motora, motricidade fina, jogos interativos, e várias outras. Também ressaltou que este projeto não tem custo para a família, é uma ação da secretaria e será ofertada de forma gratuita.

Para que as crianças possam ficar com a equipe de oficineiros basta um familiar levá-lo até a Quadra e lá será realizada uma ficha, com dados da criança e contato da família, pois, assim, poderão dar retorno para as famílias como está o andamento das atividades e em caso de necessidades de algum imprevisto ou alguma emergência contatarem os responsáveis. Essas fichas serão realizadas dia a dia, porque a criança não é obrigada a ficar todos os dias nas oficinas, ou seja, os pais ou responsáveis poderão deixá-los quando necessário ou se quiserem.

Caso algum avô, avó ou pais quiser acompanhar seu neto ou filho durante alguma atividade, será possível.

Priscila ainda comentou que as oficinas de música e de beleza reiniciarão no dia 2 de janeiro e quem quiser se inserir ao grupo precisa ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e se inscrever para que os professores possam organizar as turmas e as atividades.

Ela destacou que na festividade de Natal da Assistência Social foram realizadas apresentações do coral e música, bem como desfile de beleza, onde expuseram o que aprenderam ao longo das oficinas durante o ano. Além disso, muitas pessoas utilizam o que aprendem nestas oficinas para fazerem a sua renda do mês, especialmente as jovens e mulheres, porque muitas já trabalham de cabelereira ou fazem algum serviço para as amigas e conseguem uma renda extra, assim como, das aulas de canto e violão surgem músicos do futuro, ou seja, aqueles que fazem da música a sua carreira profissional.

Finalizando, Priscila fez uma avaliação geral e afirmou que a secretaria conseguiu colocar em prática 85% do planejamento, porque nem tudo saiu ao contento, bem como algumas ações não puderam ser viabilizadas, e também porque a pasta sofreu um congelamento de recursos neste ano. Enfatizou que a maior dificuldade enfrentada foi quanto às oficinas do interior, porque só foi possível iniciar as oficinas no mês de agosto.

Disse ainda que quando param para fazer as retrospectivas e se deparam com os números, a equipe até se assusta, porque a secretaria atende em média 420 famílias por semana, e isso multiplicado por quatro, que é a média do número de integrantes das famílias, e isso demonstra que desenvolver as atividades da pasta nem sempre é fácil, porque é preciso planejar como se vai atender cada família e cada situação para ajudar as famílias a melhorarem suas vidas.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral