Geral
Procon de São Luiz Gonzaga alerta sobre “golpe da lista telefônica”
26/12/2019 17:09
Foto: (Foto: Reprodução | Procon de São Luiz Gonzaga)

 O Procon de São Luiz Gonzaga alerta os empresários para que tenham extremo cuidado na contratação de serviços e fornecimento dos dados cadastrais. De acordo com o órgão, o antigo “golpe da lista telefônica” fez novas vítimas no município e região.

Segundo a coordenadora municipal do Procon, Michele Araujo, o serviço foi procurado por alguns empresários que buscaram auxílio para a resolução de conflito referente à cobrança do serviço de inserção do nome da empresa em determinada lista telefônica. “Foi possível constatar pelo relato dos consumidores que o modo de operação é praticamente o mesmo. Os farsantes se passam por empresas idôneas da área publicitária e assim conseguem aplicar seus golpes”, afirmou.

O golpe, basicamente, inicia com o contato e oferta do serviço de divulgação em lista telefônica, sem nenhum custo. Porém, é necessário atualizar os dados cadastrais. Após, o empresário passa a receber insistentes ligações cobrando valores contratados em atraso, com ameaças de protestos ou ainda, o recebimento de boletos para pagar. Para não comprometer a empresa na eminência de um protesto, alguns empresários pagam os valores sem verificar a veracidade da cobrança.

A coordenadora reforça o pedido para que os empresários tenham cuidado ou evitem o pagamento de contas não contratadas. “Inúmeros outros golpes são aplicados contra a população. Alguns tão simples e antigos, como o conto do bilhete, e outros bastante sofisticados, por meio de redes sociais. Na dúvida, procurem o Procon para consultar e buscar informações, entre outras ações. O Procon atua na proteção e defesa do consumidor, contamos com uma equipe qualificada para atender a comunidade e auxiliar com ações preventivas no que se refere às tratativas, bem como, ações corretivas quanto ao cancelamento de possíveis contratos fraudulentos”.

O Procon de São Luiz Gonzaga está localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2438, junto a prefeitura. Informações também pelos números 3352-3199 e 3352-9333. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8 horas até às 11 horas e das 13h30min até às 15h30min.

Fonte: Procon de São Luiz Gonzaga

Mais notícias - Geral