Geral
Na Rádio 89: Dezembro Laranja, mês da campanha contra o câncer de pele, prevenção, diagnóstico e tratamento foram abordados por especialista em dermatologia
12/12/2019 15:57
Foto: (Foto: Divulgação)

No Programa Conversa Aberta desta última sexta-feira, dia 6, o tema abordado foi o “dezembro laranja”, que desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove ações que fazem parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Para falar sobre o assunto, a especialista Lílian Moraes Ferreira, Médica Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Professora do curso de Medicina da Unipampa de Uruguaiana falou sobre o diagnóstico, causas e prevenção.

Primeiramente a médica Lílian falou sobre umas das preocupações mais frequentes, que é a exposição ao sol, visto que muitos se expõem com mais frequência porque seu trabalho é ao ar livre, por isso precisa-se de alguns cuidados especiais, como o uso frequente do protetor solar com o fator de proteção acima de 30, ressaltando que quanto maior for o fator, maior será a proteção, mesmo sendo inverno, tempo nublado é necessário usar o protetor, a dica também para uma proteção maior ainda é usar roupas confortáveis que cobrem mais a pele. Sobre o protetor solar para as pessoas de pele mais clara é indicado o fator acima de 50, além de uso de óculos de sol independente da pessoa.

Questionada sobre aparecimento de pequenas manchas na pele, mais populares “pintinhas”, a especialista faz um alerta quanto a isso, deve-se observar se está acontecendo a mudança de cor, aumento de tamanho, e a quantidade que surge, acontecendo esses fatores é necessário procurar um atendimento médico, especialmente um dermatologista, que passando por um atendimento de um médico clínico geral, analisando poderá fazer o encaminhamento para o especialista, mas é preciso se preocupar sim com o surgimento de manchas na pele.

Outro alerta que Lílian deixa é os pequenos ferimentos com cicatrizes, surgimento de lesões vermelhas que formam casca, depois caem, volta a sangrar apenas passando uma toalha em cima do local após o banho, lesões com diferentes cores, evolução no tamanho, nesse caso pode ser o indicador de um câncer de pele.

 A especialista classificou dois tipos de câncer, o Melanoma: tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Já o outro é o Carcionoma: mais prevalente, baixa letalidade, surgem mais frequentemente em regiões expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Podem se desenvolver também nas áreas não expostas, ainda que mais raramente. Pode ser curado em caso de detecção precoce com apenas uma cirurgia.

Um fator importantíssimo para a qualidade da pele é a forma correta da alimentação, baseada em vitaminas e minerais, principalmente agora no verão, a hidratação é indispensável com consumo de muito líquido como água fresca e sucos naturais, diminuir os produtos com teor alto de gordura, é fundamental uma alimentação equilibrada.

Sobre os dois tipos de pele, a oleosa e seca, a especialista falou que é normal a pele oleosa, isso indica alguma alteração hormonal ou genética, que apenas deve-se manter os cuidados dependendo de cada pessoa, conforme a oleosidade, deve ser lavada com produtos específicos para esse tipo de pele, escolher cremes, protetores que não aumentem a oleosidade. Já a pele seca precisa-se de produtos que hidratem a pele, da mesma forma a escolha do protetor solar, e na higiene, não usar produtos que possam ressecar ainda mais a pele.

Sobre o terror da puberdade e adolescência, as acnes, segundo a Lílian, merecem um cuidado especial sim, ao contrário de muitas pessoas que falam que é normal, pois dependendo do grau como espinhas avermelhadas e doloridas podem deixar cicatrizes e manchas no futuro, por esse fator recomenda-se fazer um tratamento após avaliação médica, até mesmo para deixar um melhor aspecto da pele.

Sobre uso da maquiagem prolongado e excessivo, a especialista falou que sendo muito pesada acaba desenvolvendo algum tipo de acne, recomenda-se usar maquiagens mais leves, que não obstrua tanto os poros, e, importantíssimo, após o fim do dia tirar toda a maquiagem. Lílian disse que hoje existem filtros solares com cores de maquiagem, que facilitam o uso e esse método está incluído no tratamento do Melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto.

Finalizou deixando algumas dicas para quem irá aproveitar o verão, as férias na piscina, praia ou rios, independente de ter ou não sol, usar bastante o filtro solar, com pouca entrada na água e reaplicar a cada duas horas em todo o corpo, para aqueles que aproveitam a água para se refrescar, devem reaplicar a cada 40 minutos, além do uso de óculos de sol, guarda-sol, e para as crianças além do protetor especial usar roupas com proteção ultravioleta, ressaltando que crianças menores de seis meses não podem ser expostas ao sol, pois não podem usar filtro, após os seis já é liberado com o uso de protetor solar especial para a idade.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral