Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

III Gincana Cultural ao Dia da Consciência Negra é realizada em Santo Antônio das Missões
27 de novembro de 2019 às 10:02
III Gincana Cultural ao Dia da Consciência Negra é realizada em Santo Antônio das Missões
Momento da palestra (Foto: Eliara Cruz)

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio das Missões realiza a III Gincana Cultural alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. A atividade é desenvolvida no salão de eventos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

 
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
 
Com a gincana a secretaria busca promover uma reflexão sobre as ações afirmativas e igualdade racial na sociedade brasileira em cumprimento da Lei 10.639/2003 para o Ensino de História e Cultura e Afro Brasileira, cujo objetivo torna obrigatório essa temática nos currículos escolares, neste sentido, será realizada uma aula lúdica, com exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos de forma incentivar a criatividade e o raciocínio dos alunos.
 
Na solenidade de abertura compuseram a mesa a secretária de Educação e Cultura Gladis Miranda, vice-prefeita Izalda Maria Barros Boccacio e a professora Jacira de Santos Vieira.
 
A manhã contou com uma palestra com a temática "Retrato do Brasil: De onde viemos? Quem somos? Como nos comportamos?", ou seja, a história dos escravos e a contribuição destes povos na moda, na culinária, nos remédios de ervas, benzimentos e rezas, na música e nós vocabulários, bem como, índices de negros e condições de vidas, analfabetismo, homicídios, questões de mercado de trabalho, de racismo, de propagandas, ou seja, a influência da cor da pele no dia a dia em sociedade.
 
Neste dia as escolas participam cumprindo as seguintes tarefas: Escolher um nome e criar um banner, faixa ou standart que identifique a mesma e na abertura da Gincana cada equipe será chamada para apresentar sua identificação e realizar um desfile de apresentação da equipe, bem como, cada equipe deverá organizar seu espaço no Salão de eventos da Apae, utilizando a mesa que será disponibilizada usando sua criatividade para decorar e identificar sua equipe. A terceira tarefa é participar do Desfile da Beleza Negra e por último, a equipe deverá fazer uma paródia que retrate a cultura afrodescendente e apresentar no dia.
 
O resultado da gincana e entrevista com a palestrante será divulgado no Jornal Fronteira Missões, do próximo sábado, dia 30.
 
 

Por Jessica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões