Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Deputado propõe a liberação da venda e do consumo de maconha no Rio Grande do Sul
07/11/2019 09:38
Foto: A proposta é de Rodrigo Maroni, do Podemos. (Foto: Divulgação)

O deputado Rodrigo Maroni (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa gaúcha um projeto de lei que dispõe sobre o controle, plantio, produção e comercialização de maconha no Rio Grande do Sul.

Conforme a proposta, estão previstas três formas de acesso à substância: pelo cultivo para uso pessoal, limitado a 480 gramas por ano, pelo cultivo em clubes com até 45 sócios ou através da compra em farmácias. A venda e o uso do produto seriam exclusivos para maiores de 18 anos.

O deputado afirma que o projeto de lei foi inspirado em países onde a liberação da maconha foi fundamental para a diminuição da violência provocada pela venda ilegal por meio de traficantes, como Uruguai, Holanda e EUA.

“Estou propondo esse projeto porque não dá para fingir que não existe o consumo de drogas ilícitas. Hoje, a droga é encontrada em qualquer bairro de todos os municípios do Estado e todo mundo sabe”, disse Maroni.

“Nós não devemos estimular que as pessoas usem drogas, o que devemos é regular, pois o consumo já existe. Dessa maneira, o dinheiro movimentado pelo narcotráfico poderia vir para o Estado, gerando verba para saúde, educação e, sobretudo, para a segurança, que despende tempo, dinheiro e, principalmente, vidas de policiais, que mais enxugam gelo do que conseguem combater”, explicou o deputado.
 

Fonte: Jornal o Sul

Mais notícias - Geral