Geral
Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões disponibiliza exames de PSA gratuito
06/11/2019 14:17
Foto: (Foto: Ilustrativa/ Reprodução Internet)

No Programa Conversa Aberta desta quarta-feira, dia 06, a secretária de Saúde de Santo Antônio das Missões, Arriete Pereira, divulgou que com o objetivo de trabalhar na prevenção de doenças, a secretaria disponibiliza 100 exames de PSA gratuitamente para homens acima de 45 anos, visto que neste mês de novembro é a campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, relacionado à saúde do homem.

No ano de 2018 também foi disponibilizado o mesmo número de exames gratuitos, resultando em uma grande procura, se esgotando antes mesmo de finalizar o mês de novembro. E neste ano de 2019, o procedimento é o mesmo, todos os homens acima de 45 anos que têm interesse em se prevenir contra a doença, devem procurar na Secretária de Saúde e solicitar o seu, não necessita de requisição médica, sendo que as 100 primeiras pessoas que procurarem pelo exame irão fazer sem pagar nada, já ultrapassando esse número haverá um pequeno custo, - “valor que vale a pena investir, pois se trata de saúde”, ponderou Arriete.

O exame de PSA tem a função de detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite, e além do PSA para complementar e ficar sem nenhuma dúvida é preciso realizar o exame de toque retal.

Arriete finalizou falando que a secretaria está organizando uma palestra com um profissional especialista no assunto para ministrar aos homens do município, palestra esta que posterior será divulgada a data, hora e local.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral