Geral
Professora e aluno participaram das Olimpíadas de Língua Portuguesa em São Paulo
29/10/2019 14:48
Foto: (Foto: Jessica Ourique)

A professor Diva Rodrigues de Ávila e o aluno Leandro Junior Gonçalves Dorneles da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano Rodrigues da Silva estiveram em viagem a São Paulo na semana passada participando das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Em relato ao Grupo Fronteira Missões, a professora Diva relatou estar muito feliz de ter sido classificada e poder tido a oportunidade de participar desta edição das olimpíadas: - "Vai ser algo que jamais vou esquecer", disse.
 
A professora contou sobre a participação em várias oficinas e discussões acerca da leitura e ações de leitura nos municípios, bem como, ela evidenciou que de lá, traz muitas novidades, porque ao ouvir os relatos de outras regiões do país coletou experiências que são viáveis de serem aplicadas em Santo Antônio das Missões.
 
Diva ressaltou que a Olimpíadas de Língua Portuguesa vai além da prática da leitura, da gramática, da escrita, pois lá, quem quer, aprende muito mais que isso, tem história dos povos, tem cultura, pois, até a alimentação contava com pratos típicos dos Estados, quando se falava em um município ou Estado precisavam se localizar, então tiveram aula de história, geográfica e muito mais, tudo integrado na olimpíada.
 
Leandro concordando com a professora e contou que participou do sarau literário onde os municípios, Estados e regiões apresentavam algo da sua cultura, bem como, visitaram a Pinacoteca de São Paulo, onde tinha que escolher uma obra e depois escrever uma crônica sobre ela, acompanharam palestra e outras oficinas.
 
Leandro disse que está é uma experiência única e apesar de não terem voltado com uma grande premiação, a experiência vale muito, pois, lá pode ver a leitura como transformadora de pessoas, de realidades e de comunidades.
 
A professora Diva e o aluno Leandro trouxeram a medalha de bronze para casa, e ambos foram premiados com um valor financeiro para a compra de livros, sendo a professora Diva com R$ 170,00 e Leandro com R$ 400,00.
 
Diva ressaltou que a medalha de bronze para ela significa ouro, pois, só o fato de chegar a está fase e vivenciar essa experiência significou muito, porque isso é o reconhecimento do seu trabalho enquanto educadora.
 
Leandro deseja que essa conquista sirva de exemplo para que nas próximas edições outros professores inscrevam seus alunos para estarem participando e que sirva como exemplo para seus colegas, para que compreendam a importância da leitura.
 
Ambos agradeceram a escola, secretaria de Educação, pessoas que os ajudaram e aquelas que estiveram torcendo por eles, familiares e a Deus, pelo apoio e desejo de sucesso.
 
 

 

Autor: Jessica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral