Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
2° Sarau Rosa foi realizado em Santo Antônio das Missões
19/10/2019 10:14
Foto: Equipe da Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões (Foto André Luis Taborda)

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, mês de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, de enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, bem como, dar um alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Nesse contexto a secretaria municipal de Saúde de Santo Antônio das Missões realizou no final da tarde da sexta-feira, dia 18, o 2º Sarau Rosa, no Clube 7 de Setembro.

A mesa de autoridades foi composta pela vice-prefeita, Izalda Boccacio, secretária de Saúde de Santo Antônio, Arriete Pereira, secretaria administrativa, Maeli Anger, assessoras jurídicas, Katielli Ortiz e Glasfira Amarante e secretaria de Saúde de Bossoroca, Valéria Nascimento.
Em sua fala Arriete agradeceu a presença de todas e disse que somente se unindo elas poderão combater o câncer de mama.
 
A vice-prefeita agradeceu a presença de todos, ressaltando que esta é uma causa de todas e que a mulher deve se cuidar, relatou que geralmente as mulheres cuidam da família e se esquecem de si e que quem enfrenta o câncer deve ter fé e esperança, pois a medicina está muito adiantada e sempre há uma luz.
 
Maribel Pereira falou sobre o tema Outubro Rosa e o empoderamento das mulheres que começou em New York em 1990, em 1997 se espalhou pelo EUA e em 2002 chegou ao Brasil. Destacou ainda, que todas as mulheres devem se cuidar e se tocarem, para fazer o autoexame nas mamas. Solicitou que todos os presente, mulheres e homens, façam o autoexame, pois os homens também possuem glândulas mamárias e podem contrair o câncer de mama.
 
O evento contou com homenagens às mulheres com câncer de mama, brincadeiras, drinques, danças e o desfile para escolha da Musa Rosa e Amiga da Mama.
 
As juradas dos concursos foram: Maria Elzira Martins, Valéria Nascimento, Marcia Frizon, Rita Emilene Araújo e Vera Ferreira.  Participaram Claudete dos Anjos, representando o Pronto Atendimento Municipal, Eliane Maciel Godoi representando a secretaria de Saúde, Luana Nunes Dutra representando o Laboratório Santana e Silvia Belchor representando o Grupo Fronteira Missões.
 
Sendo que Claudete dos Anjos foi vencedora como Musa Rosa e Silvia Belchor foi escolhida a Amiga da Mama.
 
 

Autor: André Luis Taborda

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral