Geral
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira
05/10/2019 09:20
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

Em parceria com os governos estaduais, distrital e municipais, o Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos.

Em entrevista coletiva, o ministro titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença. Levantamento do governo federal mostra que, até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano.

Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.

De acordo com informações da pasta, foram adquiridos, para este ano, 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o ano que vem, a encomenda foi de 65,4 milhões de doses.

Em 2020, o ministério dará continuidade à campanha. A imunização será dividida em três etapas e incluirá pessoas com idade de 50 a 59 anos. Ao todo, espera-se que a vacinação atinja 39 milhões de brasileiros, que equivalem a 20% da população.

 

Campanha em Santo Antônio das Missões

No município, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação de rotina contra o sarampo permanece inalterada (cartão de vacina). O foco principal nesta campanha é crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade (11 meses e 29 dias) e terminada a etapa das crianças ocorrerá a dos adultos.

No caso de adultos, se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu duas doses, não precisa se vacinar novamente.

Ainda de acordo com o setor, as vacinas serão ofertadas na Sala de Vacinas, mediante apresentação dos cartões de vacinação e do SUS, inclusive dos pais para ser avaliado.

 

Fonte: Agência Brasil e informações Prefeitura de Santo Antônio das Missões

Mais notícias - Geral