Geral
Coopatrigo realizou Encontro de Mulheres neste primeiro dia de Expo São Luiz
02/10/2019 13:23
Foto: (Fotos: Jéssica Ourique)

Com o tema "Mulher de bem com a vida: Seu papel no mundo atual" a Coopatrigo realizou nesta quarta-feira, dia 2, o tradicional Encontro de Mulheres, integrando a Expo São Luiz 2019. No protocolo destacou-se o aumento no número de mulheres participando a cada encontro, sendo que nesta edição contavam com caravanas de Rolador, Mato queimado, Capão do Cipó, Caibaté, Santiago, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Pirapó, Garruchos, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga.

Ivo Batista, presidente da cooperativa agradeceu a participação das mulheres e evidenciou que a palestra foi programada para fazer as mulheres pensar melhor nos afazeres do dia a dia e que o show humorístico seria para alegrá-las. Comentou sobre a inauguração da casa da Coopatrigo dentro do Parque de Exposições e convidou a todos para estarem participando.

Ivo também detalhou que além destas ações, que estão na expectativa de em março de 2020 inaugurar os silos da Cesa, para melhor atender os produtores e receber os produtos nos moldes exigidos.

Luiz Oneide Nonemacher, presidente da Expo São Luiz, desejou que todos tenham uma grande feira e bons eventos.

Sidney Brondani, prefeito de São Luiz Gonzaga, evidenciou estar um orgulhoso de o município estar sediando mais uma feira, e que a Administração está feliz pela Coopatrigo ter São Luiz Gonzaga como município sede para desenvolver suas ações de associativismo, cooperativismo e ainda mais em oportunizar um evento como este em que dá mais um espaço para as mulheres, pois na sua concepção o espaço das mulheres é o mundo.

A palestrante da manhã foi Raquel D. Borghetti que ressaltou a importância de falar de mulher, falar do papel da mulher no mundo atual, a força do universo feminino, vivendo e convivendo com positividade e a inteligência emocional.

Inicialmente, Raquel se apresentou e realizou dinâmica "Fazer um bom dia". Trouxe uma mensagem que a mulher acolhe, faz crescer e protege a vida e em seguida, ressaltou que a mulher precisa se empoderar para si, para depois poder contribuir com outras mulheres, citando que precisamos abrir os olhos, pois a mulher é além do rosa, da dona de casa, de mãe, que todas somos iguais perante as outras e que o empoderamento feminino não é fácil, porque se trata de estar mexendo consigo mesmo, com as crenças, valores e pensamentos.

Abordou questões com a imposição da sociedade de que a mulher precisa dar conta da casa, da família, de trabalhar, dar conta de empresa e ainda do padrão de beleza e históricas, apontando alguns fatores como a questão salarial entre homens e mulheres no Brasil, que pesquisas apontam que as mulheres estudam mais e ocupam vagas de menor valorização nas empresas, que as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro e elegem homens para representá-las e que quando uma mulher está na política é porque se precisa cumprir cota.

Outro tema abordado foi a felicidade, dizendo que mulheres felizes brilham mais, porque elas chegam sorrindo e questionou as mulheres presentes o quanto estavam felizes. Raquel também trouxe índices a respeito disso, detalhando que o Brasil está no ranking como o 25° país mais feliz do mundo, e que a cada ano que passa esse índice cai.

A palestrante evidenciou que para ser feliz, a mulher precisa desejar, sonhar e realizar, porque este é o segredo da felicidade, é preciso ter amor próprio para ter felicidade, bem como, apresentou sete passos para as mulheres melhorar a cada dia: Dê uma ordem positiva para o seu pensamento; Um carinho pra si mesma; Caridade; Rir é uma ótimo remédio; Promova sua beleza; Fortaleça sua fé; E, seja cada dia alguém melhor.

Ao final realizou uma dinâmica, pedindo que as mulheres enchesse o balão com as coisas para agradecer, cantaram, dançaram e aplaudiram, por último, realizaram um show de fogos de artifícios estourando o balão.

Após, para divertir o público presente, Guri de Uruguaiana realizou seu show humorístico.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral