Geral
PRF divulga os números do primeiro semestre de 2019 obtidos na Fronteira Oeste
22/07/2019 11:08
Foto: (Foto: Divulgação | PRF)

Na área de circunscrição da 12ª Delegacia, com sede em São Borja/RS, a PRF manteve intensificada a fiscalização, principalmente no combate à embriaguez ao volante, onde mais de 4 mil condutores foram submetidos ao teste de etilômetro (vulgarmente conhecido como bafômetro). 

Destaca-se novamente este ano a atuação no período do Carnaval, principalmente na cidade de Jaguari/RS, em que mais de 40 condutores foram autuados por embriaguez, sendo que 5 foram presos por estarem com índices acima do permitido - ressalte-se que não foi registrado nenhum acidente grave no período; neste primeiro semestre 116 condutores foram autuados por embriaguez, e 18 foram presos.

Também houve rigor nas infrações de ultrapassagem e de velocidade, as quais possuem uma relação direta com o número de acidentes. Desta forma, foram registradas mais de 350 horas de operação de radares, o que resultou em quase 2.000 veículos autuados - mesmo os números sendo menores do que os do mesmo período de 2018 (trazer os números de 2018 para a comparação), ainda é considerado um número elevado. Por outro lado, percebeu-se um aumento nas infrações de ultrapassagem: apesar das características de nosso trecho e fluxo de veículos, aumentou em 13% o número de condutores flagrados cometendo a infração, o que preocupa a PRF, pois as colisões frontais são aquelas que provocam maior gravidade aos ocupantes dos veículos - quando não a morte. 

No período 112 veículos foram apreendidos por irregularidades diversas, que muitas vezes colocam em risco a segurança no trânsito: no mês de março a PRF recuperou uma caminhonete que havia sido furtada em São Borja; duas pessoas foram presas com 48 kg de maconha; 3 armas de fogo foram apreendidas - no total 52 pessoas foram presas por diversos delitos.

Apesar do trabalho e do esforço dos seus agentes, ainda assim ocorreram 62 acidentes no semestre, números muito próximos aos 65 do ano anterior - duas pessoas perderam a vida, uma em Santo Antônio das Missões e outra em Santiago; outras 65 pessoas restaram lesionadas.

A PRF reafirma o trabalho em prol de um trânsito mais seguro, preservando vidas, e mantém-se à disposição da comunidade através do telefone de emergência 191, ou diretamente nas unidades operacionais de São Borja e Santiago.

 

Fonte: PRF

Mais notícias - Geral