Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Escolas de Santo Antônio das Missões realizaram apresentações sobre trabalho infantil
11 de junho de 2019 às 11:11
Escolas de Santo Antônio das Missões realizaram apresentações sobre trabalho infantil
Trabalhos desenvolvidos pela escola fazem parte do programa MPT na Escola: Contra o Trabalho Infantil (Fotos: Jéssica Ourique)

Na manhã desta terça-feira, dia 11, a Secretaria de Educação de Santo Antônio das Missões realizou a etapa municipal do MPT na Escola: Contra o trabalho infantil. O evento contou com a participação das escolas da rede municipal de ensino, professoras, servidores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Este programa ofertado pelo Ministério do Trabalho é desenvolvido no município desde 2018, sendo que no ano passado as turmas do 4º e 5º ano da Escola Municipal Antônio dos Santos Robalo eram as envolvida e neste ano, todas as instituição da sede do município participaram, ou seja, a escolas Evilásio Jacques Ourique com alunos do 4º ano na modalidade desenho, Santo Antônio com as turmas do 5º ano na modalidade conto, Deocleciano Rodrigues da Silva com os alunos do 6º ano na modalidade poesia e Antônio dos Santos Robalo com a turma do 7º ano com a curta-metragem. O professoras Sônia Ramos e Volnira Carvalho coordenaram todo o desenvolvimento do programa.

Na abertura, a cerimonialista explicou no que consistia o programa e apresentou sobre o que cada escola desenvolveu de atividades pedagógicas dentro da sala de aula ao longo do mês de maio. Além do tema principal, “Trabalho Infantil”, as turmas enfatizaram subtemas, sendo reciclagem e a aprendizagem profissional.

No decorrer da manhã, Cláudia Ávila, psicóloga, fez uma explanação sobre o que é o trabalho infantil e o que as crianças podem fazer das tarefas de casa, observando a idade e sem uma obrigatoriedade, e de forma que não interfira nas atividades da escola. Ela comentou sobre os meios de denúncia, sendo um deles o Conselho Tutelar, ou ainda Disque 100.

Após as escolas realizaram suas apresentações, quando dois representantes da Escola Santo Antônio realizaram a leitura de contos produzidos pela turma, a curta metragem sobre uma família em que os filhos tinham que trabalhar para sustentar os pais, da Escola Antônio dos Santos Robalo e o 6º ano da Escola Deocleciano Rodrigues da Silva, poesia produzida.

De acordo com a coordenadora Volnira, alguns trabalhos serão inscritos para uma apresentação a nível estadual e caso sejam escolhidos deverão ir com suas professoras expor a nível nacional.

 

Por Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões