Geral
RS tem maior taxa de reprovação no Ensino Médio no Brasil
25/05/2019 09:26
Foto: Taxa de reprovação se aproxima ao dobro da média nacional (Foto: Omar Freitas / Agencia RBS)

O Rio Grande do Sul tem a maior taxa de reprovação no Ensino Médio do Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, o índice é de 20,1%, indicando que, em média, um em cada cinco estudantes não passaram de ano em 2018 no Estado.

O levantamento aponta que a repetência é maior entre escolas públicas, chegando a 22,5%, contra 5,1% nas escolas privadas. A média nacional de reprovação no Ensino Médio é de 11,5%.

No Ensino Fundamental, o índice de repetência no Rio Grande do Sul é de 11,1%. A média em escolas públicas é de 12,7% e em estabelecimentos particulares, de 2,1%.

A assessora técnica da Secretaria de Educação Salete Albuquerque explicou que, desde 2015, a taxa de reprovação no Ensino Médio no Rio Grande do Sul vem aumentando: "Os dados nos deixam muito preocupados. Estamos colocando em prática uma série de projetos para resgatar esses alunos que estão fora da escola ou reprovando de ano".

O estudo também aponta alta nos números para a evasão escolar. No Ensino Médio, 7,4% dos alunos desistem de estudar no Rio Grande do Sul. A média nacional é de 6,1%. No Ensino Fundamental é inferior, de 0,9%, abaixo da média nacional, de 1,5%.

 

Fonte: GaúchaZH

Mais notícias - Geral