Geral
Ministra anuncia mais recursos para pequenos e médios produtores em audiência na Câmara dos Deputados
23/05/2019 09:47
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (22), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina anunciou que os pequenos e médios produtores brasileiros, que são a maioria dos agricultores, terão mais recursos à disposição no Plano Safra 2019/2020, que será anunciado no dia 12 de junho.

A ministra disse que é decisão do governo Jair Bolsonaro dar prioridade aos produtores que tomam até R$ 500 mil por ano de crédito agrícola, o que representa 96% dos mais de 5 milhões de agricultores brasileiros. Tereza Cristina disse que, apesar das dificuldades orçamentárias, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), também destinado aos pequenos produtores, terá mais que os R$ 30 bilhões que recebeu no atual Plano Safra.

A ministra também anunciou aos deputados que, na próxima segunda-feira (27), se reunirá com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir novos mecanismos financeiros que tornem possível aumentar os recursos para o crédito agrícola no país. No início de sua exposição, a ministra lembrou que o crédito rural é insuficiente no Brasil, e muito concentrado na mão de poucos produtores.

Tereza Cristina afirmou que a grande prioridade do ministério será melhorar a assistência técnica oferecida aos pequenos produtores, que ela considera fundamental para que eles possam gerar mais renda e melhorar a produção. Segundo ela, a assistência técnica inexiste em muitos estados, porque os governos estaduais usam as verbas repassadas pela União para pagar gasolina e outras despesas de custeio, e a verba nunca chega a quem precisa no campo.
 

Autor: Sergio Pastor

Fonte: Rede Nacional de Rádio

Mais notícias - Geral