Geral
Maio Vermelho: Ação voltada à saúde bucal foi desenvolvida em Santo Antônio
22/05/2019 16:28
Foto: Exames e orientações foram realizados no Posto de Saúde (Foto: Alcides Machado)

Nesta quarta-feira, dia 22, a Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões através das dentistas Daniela Comparsi e Denise da Silva realizou uma ação voltada a campanha Maio Vermelho, mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca e outras doenças, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce.

Sendo assim, durante esta quarta-feira, as profissionais ficaram no Posto de Saúde Central realizando exames e orientações a comunidade santo-antoniense.

O câncer de boca, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, está mais presente entre os homens, e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente de acordo com as estatísticas mais recentes.

A doença afeta os lábios e o interior da cavidade oral e com atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca. Além desses cuidados, é importante as pessoas manterem consultas frequentes com um dentista.

A secretária de Saúde, Arriete Pereira, comentou que a saúde bucal está sendo deixada um pouco de lado, considerando que muitas pessoas vão consultar com médicos, realizam exames, e acabam deixando para depois as questões de consultas com o dentista, e por isso que esta ação é tão importante, tratando-se de saúde pública.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral