Geral
Maio Vermelho: Secretaria de Saúde promove ações com profissionais da Odontologia
21/05/2019 11:04
Foto: (Foto: Divulgação | Prefeitura Santo Antônio das Missões)

A Praça Antônio Vicente do Nascimento (Praça da Matriz) contará, durante todo o dia, com a presença de profissionais da Odontologia para realizar autoexames bucais e orientações sobre a campanha “Maio Vermelho” de prevenção ao câncer bucal. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 22.

O câncer de boca, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, está mais presente entre os homens, e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente de acordo com as estatísticas mais recentes.

A estimativa de novos casos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres, em 2019.

Dentro da boca
A doença afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observadas gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio também é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
 
Atitudes simples
Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção possa ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Autor: Tardelli Portela

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Santo Antônio das Missões

Mais notícias - Geral