Geral
Municípios da região participarão do MPT na Escola em 2019
27/03/2019 15:23
Curso de capacitação para coordenadores foi realizado na última semana; material para atividades é fornecido pelo MPT
Foto: Procuradora Ana Lucia durante a capacitação (Foto: Viviane Buzatto Colle / MPT)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana realizou na última terça-feira (19/3) capacitação do projeto MPT na Escola voltada a técnicos de 6 municípios da região. O curso aconteceu no auditório da Polícia Federal de Uruguaiana.

O projeto, voltado a alunos da rede pública do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental, consiste na realização de atividades em sala de aula, com material didático fornecido pelo MPT, com a finalidade de orientar alunos e professores sobre o combate ao trabalho infantil. Os técnicos capacitados no evento serão os coordenadores do projeto nos municípios, sendo responsáveis pela sua divulgação e pela organização da etapa municipal do concurso cultural, que premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, sob orientação dos professores, em decorrência das atividades em sala de aula.

O evento é organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Na região, estão inscritos, até agora, os municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Santana do Livramento, Santo Antônio das Missões e Uruguaiana.

É o terceiro ano de realização do projeto no Rio Grande do Sul. Em 2018, participaram cerca de 1.000 turmas de 59 municípios do Estado. No país, foram 386 municípios, de 11 Estados e Distrito Federal. Anteriormente, foram feitas capacitações para os municípios inscritos nas regiões de Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

O projeto compõe o eixo educacional do macroprojeto “Resgate à Infância” do MPT, composto também pelo eixo de profissionalização, voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; e o eixo de políticas públicas, voltado aos municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS)

Mais notícias - Geral