Geral
Emater/RS-Ascar reuniu-se para discutir ações da Pecuária Familiar em Santo Antonio das Missões
14/07/2018 10:32
Foto: Técnicos visitaram uma propriedade de pecuarista (Foto: Ademir Renato Nedel)

O pecuarista familiar José Maria Oliveira, morador do Rincão dos Barcelos, em Santo Antônio das Missões, abriu as porteiras da fazenda Barra do Inhandejú para a realização do encontro em pecuária familiar, nesta quarta-feira (11/07). Técnicos da Emater/RS-Ascar que participam do grupo missioneiro da pecuária familiar reuniram-se a campo para discutir questões técnicas relativas à genética, ao crédito rural e à oferta de alimentação aos animais com diferimento do campo nativo e sobressemeaduras de inverno.

Participaram do encontro, técnicos de São Luiz Gonzaga,  São Miguel das Missões, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Garruchos, São Nicolau e Bossoroca, assim como o gerente regional da Emater/RS-Ascar Ademir Renato Nedel, o assistente técnico regional em sistemas de produção animal Ivar José Kreutz e os supervisores Rubens Tesche e Joney Braun. O prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos, e o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Felisberto Ferreira, também estiveram presentes.
 
Na caminhada a campo foram abordados pelo técnico da Emater/RS-Ascar, Flávio Augusto Bonato, pontos estratégicos como o acesso ao crédito rural para investimentos em reformas de mangueira, cercas, balança e galpão e o piqueteamento, sendo que foi realizado diferimento de 130 hectares em 15 piquetes, com campo nativo, brachiária, aveia de inverno e sobressemeadura de aveia, azevém em campo nativo entre outras forrageiras, além de alimentos de subsistência familiar. Bonato também destacou a melhoria genética em bovinos via IATF a partir do Projeto PoloGen em parceria com a Embrapa Pecuária Sul de Bagé.
 
A organização dos pecuaristas familiares de Santo Antônio das Missões, integrantes da Associação Pecuária Familiar Missioneira, também foi apontado como um diferencial para o acesso a diversas conquistas e melhorias nas propriedades dos integrantes.
 
O manejo da criação de ovinos também foi observado, com aspectos técnicos apresentados pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Edson Backes. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marieli Bremm, apresentou informações sobre a produção de alimentos para autoconsumo, prática que tem contribuído para a segurança e a soberania alimentar da família anfitriã do evento.
 
Na programação foram discutidos, ainda, resultados de ações promovidas nos diferentes municípios e planejadas as próximas atividades que serão realizadas para o compartilhamento das informações com os pecuaristas familiares assistidos pela Emater/RS-Ascar nas Missões.
 

Autor: Flávio Bonatto

Fonte: Emater de Santo Antônio das Missões

Mais notícias - Geral