Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Próxima semana terá chuva forte no estado
13/07/2018 15:17
Foto: (Foto: Divulgação | Seapi)

 A última semana novamente apresentou temperaturas baixas e umidade no RS. Entre os dias 06 e 09/7 a presença de ar úmido e a passagem de uma frente fria mantiveram a nebulosidade e a chuva em todo Estado. Na terça-feira (09), o ingresso de uma massa ar seco e frio afastou a nebulosidade e provocou o declínio das temperaturas, mas ainda ocorreram pancadas de chuva no Litoral, Região Metropolitana e na Serra do Nordeste. A partir da quarta-feira (11), o predomínio do ar seco e frio garantiu o tempo firme, com temperaturas baixas e formação de geadas em algumas regiões.

Os totais de chuva acumulados variaram entre 15 e 30 mm em grande parte das localidades da Metade Leste, e superaram 60 mm em diversos municípios mais próximos ao Litoral. Em parte da Campanha, Fronteira Oeste, Missões e na Vale do Uruguai os volumes foram inferiores a 10 mm. Os valores mais expressivos registrados na rede de estações INMET/SEAPI foram observados em Pelotas (52 mm), Camaquã (60 mm), Tramandaí e Santa Vitória do Palmar (65 mm), Canela (66 mm), Mostardas (69 mm), Barra do Chuí (77 mm) e Jaguarão (87 mm),

A temperatura mínima (-0,9°C) foi observada no dia 12/7 em Vacaria (SEAPI) e a máxima (27,9°C) foi registrada em Campo Bom no dia 07/7.

A previsão meteorológica para os próximos sete dias indica a ocorrência de chuva forte em diversas regiões do RS. Entre a sexta-feira (13) e o domingo (15), o tempo permanecerá seco e frio, com formação de geadas no amanhecer e temperaturas amenas durante a tarde. Na segunda-feira (16), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Sul e na faixa Leste.

TENDÊNCIA (17 A 19 DE JULHO DE 2018)
Entre a terça (17) e a quinta-feira (19), a atuação das áreas de instabilidade manterão as pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.
 
Os totais esperados deverão ser inferiores a 20 mm nas Missões e Vale do Uruguai. No restante do Estado os valores esperados oscilarão entre 30 e 50 mm, e em algumas localidades da Campanha, Serra do Sudeste e na Zona Sul poderão superar 80 mm.
 

Fonte: Boletim Meteorológico da Seapi

Mais notícias - Geral