Geral
Escola Antônio dos Santos Robalo realizou I Jantar com Ciência
06/06/2018 14:51
Foto: Participaram do evento pais, alunos, professores, funcionários e autoridades (Fotos: Jéssica Ourique)

Na noite da terça-feira, dia 5, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio dos Santos Robalo realizou o I Jantar com Ciência, uma ação promovida através do Projeto Adolescência Sadia, que tem a parceria da Rede de Apoio as Escolas (RAE).

O evento contou com a participação de pais, alunos, professores, funcionários e autoridades.

Na oportunidade foram abordados três temas principais: Saúde, Família e o Trabalho, todos vinculados as atividades escolares. Além das apresentações dos temas, os alunos realizaram momentos de reflexão com músicas, paródia, teatro e ballet.

A diretora Zuleika Krafchinski e o coordenador do projeto, professor Rodrigo Barreto realizaram a abertura e explicaram que a primeira edição do Jantar com Ciência surgiu com o objetivo de aproximar a família e a escola, abordando princípios ensinados pela família, principalmente, respeito, responsabilidade e sociabilidade.

Rodrigo abordou a temática saúde física e psicológica, perpassando pelo estimulo do cérebro para realizar e despertar o gosto de diversas atividades, a importância dos pais conhecer seus filhos, transformações na adolescência e riscos como a drogadição, DST’s, gravidez precoce, delitos e associações criminosas, acidentes de trânsito e desamor ao grupo familiar.

A secretária de Educação, Letícia Camargo falou sobre a importância da reflexão de quem eu sou, o ser e o transformar-se em alguém, em cidadão capaz de criar o seu futuro. Falou também a necessidade dos pais impor limites aos filhos, conversar sobre frustração, porque na vida nem sempre podemos ter tudo o que desejamos.

A professora Danila Pazzini e a psicóloga Sara Balbé realizaram suas falas sobre o tema família, e trouxeram a importância da união, da paciência, confiança, respeito, do amor, afeto e companheirismo. E, a partir disso evidenciaram a necessidade de crianças e jovens manterem seus laços familiares, considerando que a relação de pais e filhos auxilia no desenvolvimento das crianças, na educação e convivência social.

A professora e coordenadora da RAE, Vera Belchor, em seu pronunciamento explicou que a rede surgiu através da Promotoria Regional de Educação, é formada por diversos órgãos e tem o objetivo de discutir temáticas voltadas a comunidade local, abrir espaços de conversas para auxiliar na busca de conhecimentos. Ela também falou sobre o Projeto Adolescência Sadia.

Já o prefeito Puranci Barcelos e o empresário Juarez Tajes, em suas falas, trataram sobre o trabalho, a relevância de se ter iniciativa, reflexão do que já se conquistou, a busca por sonhos, superação de dificuldades, foco e dedicação em qualquer empresa e/ou trabalho, bem como, uso inadequado de celulares e redes sociais.

 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral