Geral
Confira os vencedores do 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun
05/06/2018 10:16
Foto: Troféus foram confeccionados pelo escultor Vinícius Ribeiro (Foto: Larissa Dorneles)

Com a participação de 21 artistas de diversas cidades do Estado, o 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun arrancou aplausos da plateia presente na Praça do Pajador, no sábado (2) e domingo (3).  A competição – que integrou a programação da 5ª Festa do Arroz Carreteiro em homenagem ao aniversário de São Luiz Gonzaga – foi coordenada pelo cantor e trovador João Maciel e teve como jurados Miltom Fagundes (São Luiz Gonzaga), Peá da Bossoroca (Sapucaia do Sul) e Luiz Sodré (Cacequi).

As disputas ocorreram em duplas, com o sorteio dos temas das trovas e pajadas realizados pelos concorrentes momentos antes da apresentação, em frente aos jurados. Os artistas foram acompanhados pelos músicos Fábio Borba, Zeca Cros e Tiago Padilha convidados pela comissão organizadora. O festival foi disputado em três modalidades, com os seguintes vencedores:

Estilo Gildo de Freitas
1º Turco Chaves (São Gabriel)
2º Luciano Quines (Santana do Livramento)
3º Cravinho (São Gabriel)
4º João Barros (São Borja)
5º Papa Figo (Manoel Viana)
 
Estilo Campeiro ou Mi Maior de Gavetão
1º Volnei Correia (Sapucaia do Sul)
2º Leôncio Amaral (Osório)
3º Doeli Valente (Cacequi)
4º Ryan Almeida (Alegrete)
5º Diomar Almeida (Alegrete)
 
Festival de Pajadas
1º Adão Bernardes (Novo Hamburgo)
2º José Oliveira Estivalet (Porto Alegre)
3º Eron Oliveira (Sapucaia do Sul)
 
Os troféus entregues aos vencedores foram confeccionados pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, utilizando a imagem do perfil de Jayme Caetano Braun na premiação. Os ganhadores do concurso também foram premiados com valores em dinheiro.  
 
HOMENAGENS
Além de promover a valorização cultural e ressaltar o talento dos artistas do Rio Grande do Sul, o 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun também foi um momento de homenagens. O músico e jurado da competição, Peá da Bossoroca entregou uma lembrança do evento ao músico e trovador Peraque, um dos idealizadores de festivais de trova no município. Já o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, entregou a homenagem do festival ao escritor e trovador Derly Silva.
 
A chefe do Setor de Turismo e presidente da comissão organizadora do evento, Rose Grings, ressaltou o sucesso do festival e agradeceu os apoiadores. “Foi um momento de valorização da nossa cultura missioneira e gaúcha. Agradecemos a participação de todos os artistas – muitos vieram de longe para competir – da comissão julgadora, do público, do escultor Vinicíus Ribeiro e do poeta Orci Machado. Gostaria de parabenizar a comissão organizadora do evento, que contou com a dedicação do coordenador João Maciel e do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira. Muito obrigada também a todos os apoiadores do 1º Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun!”.
 

Autor: Larissa Dorneles

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Mais notícias - Geral