Geral
Grito de Alerta reuniu mais de 7 mil participantes em Santo Ângelo
18/05/2018 16:08
8ª edição foi realizada na quinta-feira e tratou de temas relacionados atividade da produção rural ética e política
Foto: A mobilização deste ano teve como tema geral “Brasil que país é esse?” (Foto: Cristiano Devicari/RST)
O movimento sindical dos trabalhadores rurais realizou na quinta-feira (17) o 8º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, o grito começou na terça-feira com a instalação do Acampamento da Cidadania onde foi realizado um Fórum de Debates após dois dias de programação foi registrada ainda na madrugada de quinta a marcha de 8 km no trajeto do acampamento no entroncamento da BR-285 com a ERS-344 até o centro de Santo Ângelo, onde o evento ocorreu durante todo o dia.
 
Durante a marcha os integrantes do acampamento foram recebendo o reforço de centenas de caravanas de ônibus de municípios e mais de 7 mil pessoas. A realização do Grito de Alerta é da FETAG e suas Regionais Sindicais Missões I, Missões II, Santa Rosa, Três Passos e Ijuí.
 
Em frente à Catedral Ângelopolitana foi realizada uma mística soba a responsabilidade da Comissão Estadual dos Jovens da FETAG (CEJTTR), momento em que foram abordados temas relacionados a corrupção.
 
Na Praça do “Brique”, aconteceu uma Tribuna Livre oportunidade dos participantes se inscreverem e usarem a palavra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Santo Antônio e Garruchos e coordenador da Macro Regional Missões Fronteira Noroeste disse estar muito satisfeito pois na sua avaliação o evento superou todas as expectativas, tanto de público, como dos debate no Acampamento da Cidadania, seja no que diz respeito à qualidade das discussões como no engajamento das discussões de uma pauta tão importante, que trouxe à tona a situação que o País enfrenta, mas sem esquecer, é claro, as pautas do dia a dia da agricultura familiar.
 
O acampamento da cidadania realizado nos dois dias anteriores ao grito proporcionou um fórum de debates momentos de discussão, abordagem e reflexão sobre temas importantes do cotidiano da sociedade, política e da atividade da agropecuária familiar. Em um lonão junto ao trevo de acesso a cidade de Entre-Ijuís foram destacadas temáticas como geração de renda versus custos de produção versus qualidade de vida, família, princípios, ética e sociedade, foro privilegiado, corrupção, carga tributária, forma de tributação e reformas trabalhista e previdenciária. Os temas foram abordados por panelistas convidados as exposições proporcionaram opiniões e questionamentos.
 

Santo Antônio das Missões foi representado por numerosa comitiva de agricultores em mais um grande evento que teve repercussão nacional e marca o protagonismo do movimento sindical nas lutas de interesse de toda a sociedade. 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral