Geral
Rotary Club foi efetivado em Santo Antônio das Missões
14/05/2018 15:08
Foto: Rotary Club de Santo Antônio das Missões foi pauta do programa Conversa Aberta (Foto: Jéssica Ourique)

O coordenador de imagem pública do Rotary Club no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e conselheiro no processo de criação do Grupo de Serviços em Santo Antônio das Missões Itamar Alegranzzi, o presidente interino Gilberto José Nilles e o membro do grupo e prefeito Puranci Barcelos participaram do programa conversa aberta desta segunda-feira e na oportunidade eles falaram sobre a efetivação da criação do Rotary no município.

O Grupo de Serviços Rotary Club reúne lideranças para escutar e discutir e apresentar soluções para problemas existentes na sociedade, ou seja, reúne pessoas de todos os segmentos da sociedade e trabalha concomitante a Administração Municipal, em prol das entidades sociais, a exemplo, no município, Lar da Criança, Lar do Idoso e Apae.

Itamar explicou que esse grupo é fundamentado pelos clubes, o Rotary Internacional - sede nos Estados Unidos, e associação rotária. O Estado do Rio Grande do Sul conta com cinco distritos, os distritos é a centralização dos clubes, por região. O distrito que o Rotary de Santo Antônio das Missões se inclui é o maior do Estado.

Cada Rotary Club surge através de apadrinhamento, e no caso de Santo Antônio, o padrinho é o Rotary de São Luiz Gonzaga. E, após algumas reuniões e discussão, ocorreu a efetivação do clube no município, a documentação de criação já foi elaborada e agora aguardam receber do Rotary Internacional a Carta constitutiva.

Durante a entrevista, também foi abordada a importância de representantes das entidades locais participar do grupo, porque assim terão maior viabilidade e levarão aos sócios melhor compreendimento da realidade e necessidades, na hora de buscar recursos financeiros ou materiais.

Já está definido também o vice-presidente, tesoureiro e o secretário, e o próximo passo é definir o restante da diretoria, para então, iniciar a desenvolver as atividades da gestão. Haverá discussões do que fazer e por onde começar as ações, a exemplo, de alguns projetos que já estão sendo pensados e estudados, e um deles é o Natal Feliz - projeto este desenvolvido juntamente com uma empresa de Passo Fundo,-  o qual consiste na comercialização de rifas que premiará com um automóvel, dois smartphones e duas televisões.

Com este projeto o clube receberá 70% do valor adquirido com a venda das rifas, que será destinado para ações sociais.

Gilberto disse que com indicação dos membros para a presidência no clube, encara mais um desafio em trabalhar em prol da comunidade santo-antoniense. Ressaltou que o clube está em fase de formação, mas que é um grupo de serviços que irá trabalhar na arrecadação de recursos especialmente, para naqueles espaços em que encontram maior dificuldades, ou que por força de lei, o poder público não pode ou não tem condições de atuar.

Ele segue como presidente interino até 30 de junho e assume novamente em 1º de julho até 30 de junho de 2019.

Puranci destacou que essa inovação é uma ferramenta a mais para melhorar as condições de vida no município, a qual irá auxiliar para detectar necessidades e também priorizar as dificuldades enfrentadas no município para que se possa buscar recursos e meios de sanar as necessidades.

O presidente Gilberto, convida os membros para participar das próximas reuniões e assim poder traçar os objetivos e metas e iniciar os trabalhos prol do fortalecimento da comunidade. Já o prefeito Puranci, convidou pessoas a participar do grupo. Caso alguém tenha interesse, deve procurar um dos membros e solicitar informações de como deverá proceder para a inclusão.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral