Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Fepam fiscaliza 54 empreendimentos na Região Noroeste gaúcha
12/05/2018 09:47
Foto: Essa foi a quarta grande operação regional de fiscalização da Fepam - Foto: Divulgação Fepam
A Fundação Estadual Proteção Ambiental (Fepam) encerrou, nesta sexta-feira (11), uma grande operação de fiscalização em 25 municípios da Região Noroeste do RS. Foram inspecionados 54 empreendimentos de irrigação, beneficiamento de grãos, laticínios, supressão de vegetação, extração de óleo, produção de biocombustível e mineração, além de depósitos de embalagens de agrotóxicos (cheias e vazias), metalúrgicas, posto de combustíveis, pista de motocross, usina de asfalto, indústria galvânica e distrito industrial. Foram feitas 21 autuações por descumprimento de licença ambiental, supressão irregular de vegetação, poços d'água sem outorga e ampliação do empreendimento sem licença, entre outras razões.

A operação resultou na interdição total de um abatedouro de São Luiz Gonzaga por lançamento irregular de efluentes. "As atividades ficam suspensas até a regularização do empreendimento, que deve comprovar a realização dos ajustes mediante apresentação de relatório técnico", informa o chefe da Divisão de Fiscalização da Fepam, Juarez Loff. Também tiveram suas atividades suspensas de forma parcial em outros dois estabelecimentos: um empreendimento de extração de rocha em Área de Preservação Permanente no município de Campo Novo e uma propriedade rural por vazamento no tanque de óleo diesel na cidade de Coronel Barros.

Foram feitas inspeções nos municípios de Giruá, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Santo Cristo, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Panambi, Ijuí, Coronel Barros, Augusto Pestana, Tuparendi, Três de Maio, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, São Martinho, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Palmeira das Missões, Lajeado do Bugre, Frederico Westphalen, Barra do Guarita, Campo Novo, Tenente Portela e Bom Progresso.

Desenvolvida em conjunto com o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), a ação teve início nessa semana e mobilizou a participação de 11 analistas ambientais dos setores de fiscalização, atividades industriais e agrossilvipastoris, e do Balcão Ambiental Unificado de Santa Rosa, além do efetivo do Comando Ambiental. Para a ação, foram utilizados equipamentos fotográficos, drones e aparelhos de GPS.
 

Essa foi a quarta grande operação regional de fiscalização da Fepam. Também já foram efetuadas ações no Litoral Norte, na Região Sul e na Campanha. Outras ações de fiscalização estão previstas para 2018 em todas as regiões do estado. 

Autor: Maurício Tomedi

Fonte: Ascom Sema Edição: Léa Aragón/ Secom

Mais notícias - Geral