Geral
Produtores de São Luiz Gonzaga comemoram finalização das obras de açudes do Governo do Estado
09/05/2018 14:37
Foto: 10 açudes foram construídos no município (Foto: Divulgação | Emater/RS-Ascar)

Dez produtores de São Luiz Gonzaga foram beneficiados com as obras de açudes por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A última obra no município foi finalizada na segunda-feira (07/05), na propriedade de Lúcia Correia Gerardi e Vani Gerardi, localizada na comunidade de Limoeiro.

Na oportunidade diversas lideranças conferiram o resultado do trabalho executado pela empresa Terpacon, de Novo Hamburgo. Entre os presentes estiveram o prefeito Sidney Brondani, vice-prefeito Mário Trindade, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Nodir Maronesi, e representantes da Emater/RS-Ascar, gerente regional Ademir Renato Nedel, supervisor Joney Braun, chefe do escritório municipal Paulo Corrêa Mattos e a técnica Mauriceia Bremm, responsável pela elaboração dos projetos técnicos dos açudes construídos no município. “A maioria dos açudes tem a finalidade de irrigação, tanto para alfafa, milho, fruticultura, apenas um irá destinar também à piscicultura. Foram pouco mais de 20 dias para fazer todas as obras, que estão muito bem feitas, bem acabadas”, afirma a técnica da Emater/RS-Ascar, Mauriceia. O chefe do escritório municipal, Paulo Mattos, acrescenta que a construção dos açudes também atende a uma demanda de muito tempo dos agricultores, que mostram estarem muito satisfeitos. “Também contamos com o apoio da Prefeitura para que as obras pudessem ser viabilizadas dentro do prazo em relação à licença ambiental”, afirma.

Na propriedade de Lúcia e Vani a principal finalidade do açude de 2.700 m3 é de reservação de água e irrigação de áreas de alfafa, milho e pastagens, sendo que a família dedica-se à atividade leiteira. “Estamos muito satisfeitos e fazendo plano de plantar mais alfafa quando o sistema de irrigação começar a funcionar”, afirma Lúcia.

O prefeito Sidney, destaca que “isso só aconteceu porque teve uma equipe da Emater preocupada em viabilizar isso, tanto a coordenação regional como o escritório municipal, incluindo São Luiz no programa, elaborando os projetos. Para São Luiz Gonzaga é muito importante um projeto desta natureza, com rapidez e com eficiência”.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel explica que a Emater/RS-Ascar, conveniada com a SDR, elaborou 450 projetos de açudes em 44 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, cujas obras iniciaram em fevereiro. A partir desta semana, passam a ser construídos açudes em Campina das Missões e São Paulo das Missões.

No Estado são 979 açudes em propriedades da agricultura familiar, sendo 99 municípios contemplados, num montante de R$ 5.507.168,50.
 

Autor: Deise A. Froelich

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Mais notícias - Geral