Geral
Ato nesta terça-feira vai sancionar leis em referência ao Caminho Missões e Canto Missioneiro
08/05/2018 09:34
Foto: Sanção das leis Caminho Missões e Canto Missioneiro será no Palácio Piratini (Foto: Divulgação)

Duas leis de interesse para a região serão sancionadas nesta terça-feira, dia 8, pelo governador José Ivo Sartori, em solenidade que começa às 14h30 no Palácio Piratini. De autoria do deputado Eduardo Loureiro, serão assinadas as leis que declaram o roteiro Caminho Missões e o festival Canto Missioneiro como manifestações de relevante interesse cultural dos gaúchos, passando a integrar o Calendário de Eventos Oficial do Estado.

O Caminho das Missões é um roteiro turístico de aventura, histórico, cultural e religioso, percorrendo antigas estradas de chão batido que ligavam as reduções jesuíticas-guarani, com início em São Borja, onde ocorreu a primeira redução do segundo ciclo missioneiro, no ano de 1682. O caminho, cada vez mais procurado por turistas também de fora do Estado e do Brasil, termina em frente à Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo. No trajeto, está São Nicolau, onde situa-se a primeira redução do primeiro ciclo missioneiro (ano de 1626), São Luiz Gonzaga (distrito de São Lourenço), Caibaté (Santuário de Caaró), São Miguel das Missões (sítio arqueológico tombado pela Unesco) e Entre-Ijuís (Redução São João Batista).

Já o festival Canto Missioneiro da Música Nativa, promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, é um evento que ocorre no município há mais 10 anos, fomentando e incentivando a criatividade de compositores e intérpretes com letras e músicas ligadas à temática regionalista, propiciando um espaço à revelação de novos talentos e difusão de suas realizações artísticas. Na solenidade desta terça-feira, o governador também irá sancionar outra lei do deputado Loureiro, que inclui o Natal da Esperança, realizado em Espumoso, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

 

Autor: João Silvestre

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Eduardo Loureiro

Mais notícias - Geral