Geral
Assembleia Pública Municipal discutiu Consulta Popular 2018 – Orçamento 2019
05/05/2018 10:15
Foto: A assembleia contou com a participação de agricultores, Emater, Consepro, BM, Delegacia de Polícia, Administração Pública e secretariado (Foto: Jéssica Ourique)

Na noite da sexta-feira, dia 4, o Corede Missões, Uri Campus Santo Ângelo de Santo Ângelo e o Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude, de Santo Antônio das Missões realizaram a reunião do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento, momento em que trataram sobre a Consulta Popular 2018 e orçamento 2019.

Inicialmente, foram apresentados alguns dados de votação do Estado e da Região, e destaca-se que Santo Antônio possui 8448 eleitores e em 2017, 1.011 pessoas votaram e o município atingiu 11,97% e a expectativa é de neste ano, este índice aumente, pois quanto maior a participação, maior as chances e valores do município receber os recursos da Consulta Popular.

Dentre as 34 diretrizes propostas pela Consulta Popular, a assembleia municipal elegeu cinco prioridades, sendo: Videomonitoramento e cercamento eletrônico; Construção e aprimoramento das políticas públicas de direitos humanos; Aquisição e reforma de equipamento da Saúde; Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar e Apoio a cadeia produtiva leiteira e de corte.

Estas cinco prioridades estarão incluídas na pauta de votação da Assembleia Regional, na próxima terça-feira, dia 8, em Santo Ângelo, momento que serão eleitas as prioridades da região e elaboradas as cédulas. De Santo Antônio das Missões, participarão da assembleia regional, os delegados Hélio Martini e Sônia Terezinha Balbé Ramos.

Neste ano, a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor.  E as formas de votar são: pelo site da Consulta Popular; Presencialmente, através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes; Via SMS para o número a ser divulgado, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral