Geral
Morre Mário Barbará, compositor gaúcho e autor de "Desgarrados"
02/05/2018 15:57
Músico lutava contra um câncer
Foto: Morre Mário Barbará, compositor gaúcho e autor de "Desgarrados" | Foto: Eduardo Rocha
O cantor e compositor gaúcho Mário Barbará morreu nesta quarta-feira, aos 63 anos, em Porto Alegre. O músico lutava contra um câncer e estava estava internado no Hospital da Santa Casa, na Capital. Ele era autor de diversas canções tradicionalistas do Rio Grande do Sul, incluindo "Campesina" e "Mala de Garupa". Seu maior sucesso foi "Desgarrados", escrita junto com Sérgio Napp, morto em 2015, que venceu a 11ª Califórnia da Canção, de Uruguaiana, e se tornou um marco da música nativista.
 
Recentemente, Barbará venceu o Prêmio Açorianos de 2018 na categoria Compositor Regional. No ano passado, ele lançou o DVD "Desgarrados" junto com Chico Saratt. O trabalho resgatou a parceria de mais de 30 anos da dupla e reuniu músicas como "Era Uma Vez", "Xote da Amizade" e "Rodas do Canto", além da canção que deu nome à obra.
 
Foi Saratt quem confirmou a morte de Barbará. Em uma mensagem publicada no Facebook, o músico homenageou o amigo, de quem esteve ao lado nesses últimos meses de luta contra o câncer. "Procurei entretê-lo, jogando truco, cantando para ele, fazendo ele pegar o violão, sempre dizendo que ele iria melhorar. Mas infelizmente o homem lá de cima quis ele por perto. Então nos conformemos e imaginemos que a partir de hoje ele será uma linda estrela a nos guiar. Vai parceiro, e deixa teu rastro de luz nessa passagem pra quem possamos te seguir e seguir tua genialidade por onde quer que vá. Te amo Marinho", escreveu o cantor.
 

Natural de São Borja, Barbará deixa uma filha de 33 anos e a esposa. O velório será nesta quarta, a partir das 15h, no Salão Nobre do Cemitério Jardim da Paz. O sepultamento ocorrerá na quinta, às 9h30min. 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral