Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Comitê gestor será formado para administrar máquinas dos assentamentos da região
26/04/2018 16:15
Foto: Ernesto Ivo de Lima fala sobre as ações da SDR e lideranças (Foto: Jéssica Ourique)

Representantes dos municípios beneficiados pela patrulha e maquinários através do convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram reunidos na quarta-feira, dia 25, em Santo Antônio das Missões e dentre as pautas, foi discutida a formação de um comitê gestor entre os municípios para acompanhar as patrulhas.

A patrulha e as sete máquinas foram adquiridas através do Incra pelo programa PAC do Governo Federal e são de uso exclusivo nos assentamentos dos municípios. Os atendidos na região são: Bossoroca, Itacurubi, Garruchos, Giruá, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Miguel das Missões, São Borja, Vitória das Missões e Santo Antônio das Missões.

Este maquinário é composto por um motonivelador, duas caçambas, uma retroescavadeira, um rolo compactador, uma esteira e uma escavadeira hidráulica.

Em entrevista ao Grupo Fronteira Missões, o coordenador da SDR, Ernesto Ivo de Lima falou que com a vigência do contrato de atendimento dos assentamentos, os municípios são parceiros ao disponibilizar os operadores, o combustível e realizar a manutenção das máquinas, no entanto sempre está ocorrendo desacertos e, então durante a reunião, os participantes decidiram pela formação e um comitê gestor composto por um representante de cada município.

A próxima reunião será realizada na quarta-feira, dia 2, na sede da coordenadoria em Santo Antônio das Missões, momento em que os prefeitos ou seus representantes irão formar o comitê que deverá, posteriormente, ser responsável pela definição do cronograma de trabalho das máquinas, revisões, manutenções e para que cada município acompanhe tudo o que estará acontecendo com a patrulha.

Na entrevista, Ernesto Ivo, informou que sempre está realizando reuniões individuais, coletivas e seminários para discutir a realidade e necessidades de cada município para que se possa encaminhar projeto para melhorar a qualidade de vida da população e trabalhar em prol da sucessão rural.

Ele evidenciou os projetos de construção de açudes no município e região, e informou que caso algum produtor, que não foi contemplado com os açudes gratuitos, queira construir um açude em sua propriedade, ele tem opção de financiamento, basta se encaminhar a Secretaria de Agricultura de seu município, solicitar licença ambiental e ir até a Emater elaborar o projeto para pedir o financiamento, considerando que através da SDR o agricultor poderá conseguir um financiamento com juros mais baixos.

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral