Geral
Sindicato dos Trabalhadores Rurais sediou o 11º Congresso da Fetag/RS
26/04/2018 13:54
Evento reuniu dirigentes da Regional Missões II na sede das entidade em Santo Antônio das Missões em preparação ao Congresso Estadual
Foto: Lideranças debateram questões importantes para o movimento sindical e que serão levadas ao Congresso Estadual da Fetag (Foto: Rogerio Morais)

 Na quarta-feira (25) o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões foi sede do 11° Congresso Regional da Fetag-RS o evento reuniu dirigentes da Regional Missões em um momento de avaliação das ações das entidades que representam o pequeno produtor. Com olhar sobre a conjuntura da luta pelos interesses da classe os participantes levantaram vários aspectos, assuntos tanto caráter interno como estrutura, prioridades, estratégias e falhas quanto externos como a relação com a sociedade e instituições representativas, contexto político nacional entre outros temas. Trata-se de uma plenária onde são discutidos temas que serão levados ao Congresso Estadual em Porto Alegre no dia 29 de maio.

 
Presente ao evento o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Carlos Joel da Silva mencionou a necessidades de união dentro do movimento principalmente porque o que se verifica é um momento de polarização política, afirmou que em tempos em que há registro de radicalização dos posicionamentos políticos é importante serenidade para entender qual a verdadeira bandeira que deve ser defendida pelos dirigentes afirmando que a razão de ser é e sempre será o fortalecimento do pequeno agricultor.
 
O presidente lembrou citou a importância dos representantes políticos das várias esferas, especialmente aqueles quer de forma verdadeira lutam pela pauta da Fetag e adotam ações que fortaleçam a atividade do pequeno agricultor, mencionou a relevância da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, destacou que há políticos de várias agremiações partidárias que representam a luta do movimento dos trabalhadores rurais no entanto defendeu a constante necessidade de buscar uma independência como forma não partidarizar o movimento.
 
Carlos Joel, afirmou: - “Esperamos que as lideranças estejam motivadas e organizadas para todos os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais participarem deste momento importante e fundamental de fazer boas discussões e com isso tirar belas propostas para que possamos realizar um ótimo Congresso nos dias 29 e 30 de maio”
 
No debate entre as lideranças foi mencionada as conquistas dos sindicatos e do papel relevante das lutas e movimentos frente as ameaças representadas pelas reformas propostas pelo governo federal como ponto positivo a ser exaltado. Sem deixar ser citada uma certa preocupação com o futuro do movimento sindical diante do enfraquecimento da atividade e consequente permanência das famílias no meio rural.
 
Outro assunto tratado durante a plenária foram os preparativos para o 8º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio com início em Entre-Ijuís onde será realizado fórum de debates e acampamento, no dia do Grito está programada uma marcha de aproximadamente 10 quilômetros até a praça central de Santo Ângelo onde deverá ocorrer o ato. No ato de lançamento do Grito o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Regional Missões Agnaldo Barcelos ao mencionar o tema escolhido para o Grito de Alerta é “Brasil - Que País é este?” a escolha do tema pretende despertar uma reflexão sobre necessárias mudanças em vários pontos de questões estruturais do País. “O movimento sindical adota uma posição de protagonismo ao despertar a discussão sobre temas que afetam diretamente as pessoas, ao provocar um reflexão sobre, carga tributária, pacto federativo, corrupção, justiça e transformação”.
 
Foi realizada a escolha dos delegados que representarão o Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Congresso Estadual, os nomes escolhidos foram de Agnaldo Barcelos e de Eliane Miranda da Rosa.
 

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral