Geral
Inaugurada em Santiago a Delegacia de Polícia Especializada em Crimes Rurais e de Abigeato
25/04/2018 11:20
Foto: Emerson Wendt, chefe da Polícia Civil do RS, as sedes das Decrabs foram definidas em rigoroso estudo de viabilidade técnica (Foto: Rafael Nemitz)

A terça-feira, 24 de abril , foi histórica para a Polícia Civil e produtores rurais de Santiago e da região, com a inauguração da Delegacia de Polícia Especializada em Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), no prédio da 21ª Delegacia de Polícia Regional, no Centro.

Participaram da cerimônia de inauguração, autoridades locais, regionais e estaduais, com destaque para a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado, César Schirmer; o Chefe da Polícia Civil do RS, Delegado Emerson Wendt; o Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, Coronel Julio Cesar Rocha Lopes; o Deputado Estadual Miguel Bianchini e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto, que foram recepcionados pelo Delegado de Polícia Regional, Charles Dias do Nascimento e pelo Delegado de Polícia Titular da Decrab Santiago, Guilherme Milan Antunes.

A nova delegacia foi montada com auxílio de um grupo autônomo de produtores rurais, que doou R$ 60 mil para estruturar a Decrab. O valor foi utilizado para a aquisição de mobiliário, computadores, impressoras, climatização, instalação elétrica, entre outros materiais.

A Decrab inicia suas atividades em Santiago com uma equipe composta por 4 agentes chefiados pelo Delegado Guilherme Milan Antunes, mas com abrangência estadual e trabalho em conjunto com a sede de Bagé, totalizando um grupo de ação composto por 10 agentes e 3 delegados de polícia. O telefone da Decrab Santiago é o 3249-9230.Os índices de abigeato diminuíram 25,5% em todo o estado no último ano, em relação a 2016. De acordo com a SSP, essa redução está diretamente relacionada ao trabalho desenvolvido pela força-tarefa da PC e pelas patrulhas rurais da Brigada Militar.

Para César Schirmer, setores como o agronegócio demandam atenção especial, como iniciativas alinhadas às suas demandas específicas. “A PC vem desenvolvendo um excelente trabalho com as delegacias especializadas em crime de lavagem de dinheiro. A intenção do governo agora é replicar esta experiência no combate aos crimes do campo. Estamos atendendo a um anseio daqueles que, historicamente, contribuíram com o desenvolvimento do RS”, afirmou. 

Segundo Emerson Wendt, as sedes das Decrabs foram definidas em rigoroso estudo de viabilidade técnica, que leva em consideração fatores como o maior número de ocorrências, localização estratégica, mobilidade e logística. “O trabalho da força-tarefa identificou grupos criminosos especializados em agir no ambiente rural, nas suas mais diversas facetas. Animais, insumos e maquinário agrícola são roubados e furtados, cada um com um destino ou finalidade específica. Neste contexto, a criação das unidades especializadas representa um avanço significativo nos trabalhos de investigação”, avaliou. 

Criadas por decreto, assinado pelo governador em 31 de agosto de 2017, as Decrabs fazem parte de um esforço da Segurança Pública estadual em especializar as rotinas de investigação, visando à diminuição dos indicadores de criminalidade. As unidades vão exercer as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais delitos patrimoniais relacionados à atividade rural. Ainda serão instaladas outras três unidades, nos municípios de Camaquã, Cruz Alta e Rosário do Sul.

 

Fonte: Blog Rafael Nemitz

Mais notícias - Geral