Geral
Sicredi apresentou linha de crédito para instalação de energia solar
20/04/2018 15:31
Foto: Representantes da Cemacon e gerente da Sicredi falaram sobre o tema no Conversa Aberta (Foto: Jéssica Ourique)

Energia fotovoltaica ou a conhecida energia solar foi tema do programa Conversa Aberta de sexta-feira, dia 20. Na oportunidade, Mayer Fernandes, engenheiro eletricista da Cemacon e Jorge Rafael dos Santos, gerente da Sicredi de Santo Antônio das Missões abordaram o que é a energia fotovoltaica, o porquê de investir e as vantagens deste sistema.

Inicialmente, Rafael falou que energia solar é uma tendência de instalação no município e região, principalmente, em residências, as famílias estão buscando produzir sua própria energia por questões econômicas e informou que pensando em agregar renda e melhorar a qualidade de vida da comunidade criou uma linha de crédito para a implantação do sistema, com financiamento de todo o equipamento.

Mayer informou que o sistema é composto por placas, inversores e sistema de proteção e com um projeto muito bem elaborado, o principal benefício da energia solar é a redução de cerca de 87% dos custos na conta da luz. Citou que a energia excedente é injetada na rede da concessionária e todo final de mês é invertido em descontos na conta de luz.

O engenheiro informou que em um sistema e pequeno porte, a exemplo uma residência que gasta em torno de R$ 200,00 ao mês de energia elétrica, o retorno do investimento demora aproximadamente, a 8 anos. Disse que mesmo com este prazo para retorno, é viável, pois ao invés do proprietário destinar todo mês um valor a concessionária, ele estará agregando valor ao seu imóvel.

Rafael falou de questões de conforto, citando o exemplo de muitas famílias deixarem de instalar um ar condicionado porque irá aumentar o valor da conta de energia, e a energia solar passa a ser uma opção alternativa para melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Mayer informou que a região Missioneira está recebendo bem a novidade desta energia limpa, vem se preparando e instalando a energia fotovoltaica, mesmo que esse sistema é pouco conhecido pelo brasileiro. Evidenciou que o Rio Grande do Sul, é um dos Estados mais viáveis para a implantação da energia solar.

Representantes da Cemacon permanecem durante todo dia destaa sexta-feira, na Praça Antônio Vicente do Nascimento realizando esclarecimentos sobre a energia fotovoltaica.
 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral