Geral
Comunidade Passo da Tigra, em Garruchos enfrenta problemas de falta d’água
09/04/2018 15:11
Responsável pelo setor de serviços gerais da prefeitura, Jauri de Castro informou que a Administração Municipal está ciente da problemática e trabalha na busca de solução da falta de água
Foto: Comunidade está desde a quinta-feira, dia 5, sem água (Foto: Reprodução | Internet)

Hoje, a reportagem da Rádio Fronteira Missões 89,1 FM recebeu a informação de que a localidade do Passo da Tigra, interior de Garruchos, está passando por problemas na qualidade e falta de água. Neste último registro, a comunidade está desde a quinta-feira, dia 5, sem água.

Em contato telefônico com o responsável pelo setor de serviços gerais da prefeitura de Garruchos, Jauri de Castro, ele informou que há algum tempo a comunidade vinha sofrendo por problemas de qualidade na água, considerando que cada vez que chovia, por menor que fosse os índices pluviométricos, a água ficava suja e vinha trazendo problemas de saúde a população, então a Administração Municipal solicitou que técnicos de Santo Ângelo e São Miguel das Missões verificasse o que estava acontecendo e tornando a água inviável para consumo.

Jauri relatou que os técnicos informaram que era a entrada de sujeiras devido tocas de formigas e para tentar solucionar foi realizado um revestimento com cano no poço, porém, o poço secou. – “Se ligar a bomba, ela fica 3 minutos funcionando e se desliga, pois não tem água”, disse Jauri.

Questionado sobre as medidas que o setor responsável está tomando para solucionar a problemática, ele detalhou que, a equipe trabalhou o final de semana todo para tentar reverter a situação, mas não tiveram sucesso, então, nesta segunda-feira, a Administração Municipal iniciou com os trâmites legais para licitação e construção de um novo poço artesiano.

Jauri ainda comentou que, foi avaliada a possibilidade de enviar água para a localidade, através de um poço que fica a 2km, mas que os níveis da água não alcançam o número de casas necessárias. Também pensaram na possibilidade de levar água através de um caminhão pipa, porém o município não possui o caminhão, e a necessidade de licitação para contrato inviabiliza, devido à demora da documentação.

Ele informou que até o momento a melhor opção é a licitação do poço, mas evidenciou que a Administração está ciente de que esse processo demora alguns dias e que a comunidade não pode ficar sem água, para isso estão estudando uma medida provisória para levar água até a localidade.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral