Geral
Grupo de Produtores Orgânicos Terra Viva de Santo Antônio das Missões realizou reunião periódica
05/04/2018 16:37
Foto: Grupo realizou preparados durante a reunião (Foto: André Oliveira)

Nesta quinta-feira, dia 5, o Grupo de Produtores Orgânicos Terra Viva de Santo Antônio das Missões, composto de 10 famílias, reuniu-se para mais uma reunião periódica. O grupo vem realizando estas reuniões a cerca de quatro meses, uma vez no mês, sempre na propriedade de uma das famílias.

A reunião desta quinta-feira, foi na propriedade de Enedina Machado no Rincão Santa Ana e de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, André Oliveira, foi realizada uma atividade prática de um preparo biodinâmico que possui preparados (nomeados de 500 a 508). E o realizado na prática é feito através de chifre de animais e esterco, onde o chifre é enterrado no chão cheio de esterco, e após seis meses desenterrado e é diluído em água e inocula o solo. Este preparado tem o objetivo de melhorar a qualidade do solo e raízes, proporciona melhor atividade biológica, maior vitalidade da terra e consequentemente, favorece o desenvolvimento vegetativo.

André informou que durante as reuniões, o grupo sempre busca desenvolver alguma prática com materiais disponíveis nas propriedades, para reduzir o custo protutivo e conseguir melhorar a produção.

Ainda durante a reunião, o grupo buscou conhecer a propriedade e fez alguns reconhecimentos de doenças e pragas no pomar de laranja e foi estudado aplicações alternativas, sem a utilização de agrotóxicos.

A próxima reunião é no dia 20 de abril, na propriedade de Janira Barcelos e Luiz Carlos Barcelos residentes no Rincão das Chácaras e na oportunidade serão distribuídas sementes de espécies de plantas de cobertura e melhoradoras do solo através de um projeto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como, pó de rocha, que é uma doação da Ong A Rede. 

André evidenciou ainda que este grupo está em processo de certificação, e este processo, de acordo com o Ministério da Agricultura, demora cerca de um ano para ser efetivado e para as famílias terem o selo de produtores orgânicos e a expectativa, no município é que até o final do ano, todas as propriedades recebam o selo.

Ficou marcada para o dia 1º de junho a I Feira de Produtores Orgânicos, e esta será realizada na Praça da Matriz de Santo Antônio das Missões.
 

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral