Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Engenheiro eletricista fala sobre cuidados básicos com a eletricidade
04/04/2018 10:55
Ele abordou alertas, riscos de acidentes e dicas de economia de energia
Foto: Engenheiro eletricista da Cermissões, Marthielo Marques (Foto: Jéssica Ourique)

O engenheiro eletricista da Cermissões, Marthielo Marques, participou do programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões 89,1 FM. Na oportunidade, ele falou sobre cuidados básicos com a eletricidade, riscos de acidentes, alertas e deixou para a comunidade algumas dicas de economia no consumo de energia elétrica.

Inicialmente, ele evidenciou situações comuns que podem gerar acidentes nas residências, e entre eles está a fiação exposta, e o exemplo dado foi de que quando uma pessoa vai trocar uma lâmpada e tiver uma estrutura comprometida ou uma fiação exposta e não ser perceptível, acaba dando choque, assim como, uma tomada com os contatos expostos, onde os parafusos podem estar em contato com a fiação e, consequentemente, dar choques.

Para que não ocorra problemas na rede elétrica nas casas, Marthielo orientou que se deve: Quando estiver construindo uma estrutura nova, prestar atenção na qualidade do material utilizado na instalação elétrica; Em uma instalação pronta, é indicado que seja feita uma manutenção a cada 5 anos, ou apenas uma inspeção visual, que seria a solicitação de um eletricista para revisar a rede, para que não se tenha o risco de gerar acidente ou perdas de energia, um exemplo, é o fio que gasta a isolação e fica encostando na madeira, aquela parte que está em contato irá consumir energia; Todas as casas deveriam ter o dispositivo chamado DR, que atua em qualquer fuga de corrente elétrica, então se uma pessoa tomar choque ele irá atuar e fará o disjuntor abrir; Verificar a altura das tomadas, pois existem padrões de alturas baixa (25cm a 30 cm), média (1,5m) e alta (2m), e se não for necessário, evitar o uso de tomadas baixas, porque em residências com crianças há risco de contato e nas casas onde as tomadas são baixas procurar sempre utilizar um tapador.

Sobre a necessidade de contratar um eletricista para realizar o serviço simples, como por exemplo trocar uma lâmpada, Marthielo, evidenciou que acaba sendo um certo exagero, mas que é correto. Disse que em redes com manutenção em dia, com revisão a cada 5 anos, condutor adequado, controle da capacidade de carga, é comum qualquer pessoa trocar, mas se deve ter cuidado, caso contrário, em uma estrutura com fios expostos, com algo dando choque, não é orientado uma pessoa com pouco conhecimento sobre eletricidade realizar o trabalho, pois corre risco de acidentes que podem chegar até a uma fatalidade.

Referente à questão de uso de equipamentos adequados, o engenheiro eletricista destacou que é necessário ao realizar um serviço na rede elétrica estar equipado dos equipamentos de proteção individual - EPI, que são cintos, luvas e capacete, pois há muito risco, principalmente para aqueles que trabalham em alturas, de tomar um choque elétrico e acabar caindo.

Marthielo falou também sobre o aumento do consumo de energia e ponderou que este está vinculado, a climatização, refrigeradores e ventiladores, principalmente em temperaturas mais altas. Ele abordou o uso dos ‘T’s’, disse ser correto usar, mas sempre observando a capacidade da tomada e do ‘T’, porém, o que não é indicado utilizar são vários ‘T’s’ em uma mesma tomada, bem como ressaltou, a importância de quando o disjuntor cai, pois sinaliza o excesso de corrente elétrica e a necessidade de revisão na fiação e capacidade na instalação.

As rede elétricas costumam dar sinais de saturação da capacidade de entrada de energia na fiação interna, e entre eles estão a abertura do disjuntor, a percepção de aquecimento de fios, quando se começa a sentir cheiro de borracha queimada e o desgaste na proteção da fiação. O engenheiro eletricista disse que no caso do aquecimento dos fios e o cheiro de queimado, é necessário procurar um eletricista imediatamente, pois já se chegou há um caso extremo e que está em alto risco de causar danos maiores.

Ele detalhou ainda sobre as piscadelas na luz quando se liga diversos aparelhos ao mesmo tempo, informando que isso é uma variação de tensão, normal e adequada, mas devido ao aumento de carga na instalação, há uma queda de tensão, consequentemente, baixa a luminosidade.

Questionado sobre as gambiarras, os populares gatos, foi evidenciado que além de crime, há perigo extremo, porque a corrente elétrica não passa pelo medidor e nem pelo disjuntor que protege a instalação, o que poderá gerar incêndio nas residências.

Marthielo, deixou o dicas de economia de energia elétrica: Cuidados para não se deixar lâmpadas acesas em ambientes sem necessidade; Ter a fiação adequada para os equipamentos ligados; Utilizar lâmpadas de led; Evitar de abrir refrigeradores no verão e programar ar condicionado para desligar conforme necessário.

Ao final do programa Conversa Aberta, alguns ouvintes ligaram fazendo perguntas e Marthielo respondeu os questionamentos da comunidade ao vivo e, posteriormente, via telefone.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral