Geral
21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down
21/03/2018 17:09
Foto: Síndrome de Down não é doença (Foto: Reprodução | Internet)

O Dia Internacional da Síndrome de Down, hoje, em 21 de narço, demarca a luta dos amigos, dos familiares e das pessoas que nascem com trissomia, que é uma alteração nos pares de cromossomos, aquelas  pequenas estruturas dentro de todas as células que armazenam as informações de crescimento e desenvolvimento das pessoas. No par 21, em vez de dois, são três cromossomos.

Não se trata então de uma doença, mas sim de uma condição humana permanente definida pela genética. Essa condição, de ter um cromossomo a mais, 47 e não 46 como a maioria das pessoas, é detectada durante a gestação ou nos primeiros anos de vida do bebê.

A data de hoje, reconhecida pela ONU, tem o objetivo de conscientizar a população, em geral, sobre as reivindicações de direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

 

Para registrar esta data, o Jornal Fronteira Missões trará na edição do próximo sábado, dia 24, uma matéria especial, contando um pouco sobre a história de uma santo-antoniense portadora de Síndrome de Down.

 

 

Fonte: Brasil de Fato

Mais notícias - Geral