Geral
Representantes da Fetag estão em Brasília discutindo pautas para o Estado
21/03/2018 16:42
Foto: Momento da entrega das pautas do Estado (Foto: Agnaldo Barcelos)
A Comissão da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) esteve em reunião com a Bancada Gaúcha em Brasília nesta quarta-feira, dia 21. A comitiva é formada pelo presidente da Fetag Carlos Joel da Silva, lideranças Nauro Nizolla, Celio Fontana, Marcos Henrichsen, Valnei Brose e Agnaldo Barcelos, assim como o assessor do deputado Heitor Schuch, Rodrigo da Luz, está acompanhando a comitiva da Federação.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos o objetivo da viagem foi a entrega da pauta da Fetag e dos Prefeitos da Região Sul no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pauta esta que dá destaque para os problemas do leite, gado de corte, prorrogações de dívida e da estiagem no Sul do Estado.
 
Conforme as informações repassadas pelo Agnaldo, a reunião com Mapa teve saldo frustrante pelo fato do ministério não ter agilizado as ações pedidas pela Federação, considerando que a pauta entregue há duas semanas atrás não teve nenhum avanço por parte do Ministério.
 
A única pauta que já havia avançado é o fornecimento de milho pela CONAB no sistema balcão, o qual o edital já foi lançado.
 
Portanto, o Mapa agendou uma reunião na próxima terça-feira, dia 27, com técnicos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Mapa, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e com participação dos técnicos da Fetag, Emater e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para tratar dos seguintes pontos: disponibilização de milho balcão para produtores da região Sul afetados pela estiagem; publicação de resolução para prorrogação dos financiamentos de custeios e investimento para todos os produtos nos municípios que decretaram situação de emergência e para a bacia leiteira e de corte de em todo o estado; como também a compra governamental de leite no estado.
 
A comitiva também conseguiu dialogar com o ministro Blairo Maggi, em reunião com prefeitos da região atingida pela estiagem.
 
Agnaldo informou ainda que, a comissão também esteve em reunião na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), discutindo sobre o Plano Safra, com ênfase na redução de juros, recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Crédito Fundiário e da mesma maneira que o MAPA, a Secretaria não fez nenhum avanço quanto a pauta que a Federação entregou há alguns dias. Para tanto, a Federação cobrou a presença da Secretaria na reunião técnica da próxima semana.
 
Ainda, foi debatido o plano safra, para que eles realmente representam os agricultores familiares. 
 
Comissão participou também da discussão da pauta do Grito da Terra Brasil e da Estiagem com a Bancada Gaúcha. Joel apresentou um painel sobre os temas em sessão presididida pelo deputado Giovani Cherini.
 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral