Geral
Renovação da CNH vai exigir novo curso e prova teórica
17/03/2018 09:58
Foto: Medida começa a valer a partir de junho deste ano (Foto: Arthur Puls)

A partir de junho deste ano, não será mais tão simples renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para atualizar o documento, os motoristas terão que fazer um novo curso e uma prova teórica no Detran a cada cinco anos. Até hoje, para renovar a CNH nas categorias A e B (motos e veículos de passeio), era necessário apenas um exame médico, que continua sendo obrigatório.

A mudança na lei foi determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 726/18, e entra em vigor no dia 5 de junho. Porém, segundo fontes do Detran.SP, ainda pode ser postergado, como ocorreu com a lei das novas placas para o Mercosul. O novo curso do Detran poderá ser feito em apenas dois dias, de forma presencial ou à distância. Com duração de 10 horas/aula no total, o motorista poderá assistir até 5 horas por dia. Cada hora/aula equivale a 50 minutos.

As aulas abordarão conceitos de legislação de trânsito, direção defensiva, sinalização e outros. Após a realização do curso, os condutores precisarão fazer uma prova de 30 questões de múltipla escolha. O motorista deverá ter 100% de frequência no curso e 70% de acertos no exame. Em caso de reprovação, o motorista poderá fazer uma nova prova a partir do quinto dia da divulgação do resultado.

Uma segunda reprovação obriga o condutor a realizar todo o curso novamente. Quem optar por realizar o curso a distância deve concluí-lo em no máximo cinco dias. A prova será aplicada apenas presencialmente. O Detran ainda não definiu preços para o novo processo de renovação. Atualmente, a cobrança varia de Estado para Estado. Em São Paulo, a atualização do documento custa R$ 124,10.

Os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros, precisarão passar por outro curso, mais específico e de maior duração, também a cada 5 anos. Quem já tiver feito algum curso de direção defensiva estará liberado da exigência do novo procedimento.

Mudanças em renovação da CNH não foram discutidas com Detrans estaduais
Além de pegar milhões de motoristas de surpresa, as alterações do Conatran para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também foram novidade para os Detrans estaduais. De acordo com o presidente do Detran-RS, Ildo Mário Szinvelski, a obrigatoriedade de cursos e prova para reemissão do documento não foi discutida, nem com os órgãos estaduais e nem em audiências públicas com a população.
 
"Isso pegou os órgãos executivos estaduais de surpresa, haja vista que muitas dessas formalizações não constavam da discussão com os órgãos", relatou o dirigente, em entrevista à Rádio Guaíba. "Entre elas, está o curso de aperfeiçoamento para renovação e a prova teórica. De fato este tópico não constou em audiência pública sobre o tema, no ano passado", citou.
 
Por conta disso, ele reforçou a importância do Denatran aceitar a sugestão de, ao menos, um ano de prazo para implementar as normativas. "Isso exige uma série de providências que geram um impacto muito grande nos órgãos executivos estaduais e na rede credenciada", avaliou. "Por isso, nosso Detran oficiou o Denatran informando que os 90 dias são um prazo inexequível para a implantação do processo com a transparência e qualidade que sempre foi adotada no estado", alertou Szinvelski.
 
Ele salientou que as medidas determinadas deveriam passar por mais discussão. "Detrans de outros estados também analisam essa normativa, que apresenta uma série de avanços, mas também tópicos que precisam ser reanalisados. Nenhuma medida pode ser adotada de forma açodada."
 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral