Geral
Deputados vão unir esforços para que governo reforce o quadro de docentes da UERGS
16/03/2018 13:44
Foto: Segundo levantamento da reitora, a Uergs necessitaria de cerca de 86 docentes (Foto: Divulgação | Assessoria de Imprensa)

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), os deputados Altemir Tortelli e Manuela D`Ávila (PCdoB) vão organizar uma audiência no Legislativo com todos os deputados estaduais de municípios ou regiões onde existem unidades da Uergs. O objetivo é unir esforços para pressionar o governo em favor das demandas da entidade, entre as principais, o chamamento de professores concursados, a ampliação de bolsas para alunos hipossuficientes, etc. Este foi o encaminhamento tirado durante reunião ordinária da CCDH, realizada na manhã da quarta-feira (14/03), em resposta à solicitação de estudantes que estiveram fazendo a ocupação da reitoria da Universidade. O compromisso de convidar os parlamentares a reforçarem o apoio à Uergs foi firmado diante da reitora, Arisa Luz, em encontro realizado após a audiência da CCDH, na sede da Universidade, em Porto Alegre.

A coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da Uergs, Vivian Sales destacou que a universidade consta do ranking das melhores do país. Ela contou que a falta de professores já prejudica a condução das aulas. “Temos turmas que vão se formar este ano e estão sem professor em algumas disciplinas. Estamos preocupados com isso”, frisou.

Segundo levantamento da reitora, a Uergs necessitaria de cerca de 86 docentes para manter a estrutura, incluindo a graduação e o mestrado. “O governo argumenta que entraram 22 docentes na Universidade desde 2014 e que o número de matrículas não teria se alterado significativamente. Mas há professores que se demitiram, há necessidade de contratarmos substitutos, intérprete para surdos, etc”, detalhou.

Jeferson reforçou a importância de unir os parlamentares de cada região para lutar em favor da Uergs. “A Uergs vem se fortalecendo desde a sua fundação. Já não é mais necessário defender a sua continuidade, como ocorria a cada troca de governo, mas o seu reforço, pelo grande potencial que apresenta. Tenho certeza que os nossos colegas deputados sabem a importância desta Universidade em seus municípios e não vão se furtar em estar conosco nesta luta”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Jeferson Fernandes

Mais notícias - Geral