Geral
Caixas personalizadas auxiliam pacientes de São Borja a tomar medicamentos
12/03/2018 11:05
Iniciativa do Hospital Ivan Goulart tem como foco pessoas que já receberam alta
Foto: Iniciativa do Hospital Ivan Goulart visa ao uso correto de medicamentos (Foto: Laura Escobar)
Caixas personalizadas, uma iniciativa do Hospital Ivan Goulart, têm auxiliado moradores de São Borja no uso correto dos medicamentos. A assistente social da casa de saúde Maiara Fontela, que participa do Projeto Visitar, é a idealizadora das caixas. Segundo ela, no contato domiciliar com pacientes que receberam alta, foi identificada a dificuldade em seguir rigorosamente horários de remédios, o que resultou então na ideia.
 
A caixa é dividida em sete colunas e quatro linhas. Cada dia da semana tem uma cor e cada turno é representado por um desenho, para jejum, café da manhã, almoço e jantar. Maiara explica que as cores e ilustrações auxiliam pacientes com dificuldade de enxergar bulas e indicações de horários nas embalagens dos remédios e idosos que moram sozinhos e se esquecem da medicação. “A caixa orienta o uso correto do medicamento, garantindo os efeitos”.
 
Os objetos são produzidos a partir de sobras da farmácia do hospital e decorados por alunos da Escola Estadual Franco Baglioni.
 

A gerente-geral do hospital, Fernanda Bonotto, explica que a ação é uma forma de reduzir o índice de reinternação, considerado alto pela equipe de gestão, de 15 por mês, em média. O projeto já beneficiou oito famílias da cidade e, a cada mês, a meta é atingir outras oito.  

 

 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral